20/03/2009 - 17h54min
Seminário debate aquicultura e pesca
A Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca (SEAP), do governo federal, realizou na tarde de hoje (20), na Assembleia Legislativa, um seminário com técnicos da SEAP e da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) visando difundir, em Santa Catarina, o Programa de Desenvolvimento da Aquicultura Familiar no Brasil. Maior produtor de pescados do país, com 160 mil toneladas por ano, Santa Catarina pode ter este número dobrado caso consiga se adequar não só ao programa da SEAP, como também aos projetos que a Epagri realiza em convênio com a Secretaria.
Coordenador Geral de Aquicultura Continental da SEAP, Jackson Luiz da Cruz apresentou o que chamou de “uma visão da cadeia produtiva do setor”. A partir daí, o coordenador enumerou problemas identificados pelos técnicos do órgão como, por exemplo, a necessidade de legalização dos empreendimentos e levantamento das legislações, a falta de assistência técnica para prestação de serviço, falta de infraestrutura, dificuldades de comercialização, custos elevados, indisponibilidade de estrutura de mecanização, pequenos volumes e desconcentração da produção, desconhecimento da cadeia produtiva, poucas iniciativas associativas, atividade geograficamente dispersa, ausência de marketing, dificuldade de acesso ao crédito, indefinição de espécies cultivadas, sanidade aquícola, e falta de diagnóstico e de banco de dados.
No intuito de buscar soluções para estes problemas, a SEAP trabalha no sentido de viabilizar que linhas de crédito sejam facilmente acessadas pelos pescadores e aquicultores de forma a possibilitar as condições necessárias ao desenvolvimento pesqueiro e aquícola. Desde 2003 foram criadas diversas linhas de crédito que atendem aos pescadores e aquicultores em suas necessidades de investimento, custeio e comercialização. Outras mudanças que desobstruíram o acesso ao crédito e possibilitaram a criação de novas alternativas de atendimento também foram implantadas, ajustando a estrutura existente às necessidades apresentadas pelos segmentos produtivos.
Projetos e Parceria
Em Santa Catarina, a SEAP possui um aliado importante no desenvolvimento do setor de aquicultura. São desenvolvidos em conjunto com a Epagri projetos como a implantação dos parques aquícolas no litoral catarinense, a unidade de melhoramento genético de peixes, o monitoramento participativo da atividade pesqueira artesanal, o desenvolvimento territorial sustentável, o plano de desenvolvimento da maricultura, a implantação de unidade de melhoramento genético de peixes e o controle higiênico e sanitário de moluscos, entre outros.
Chefe do Centro de Desenvolvimento de Aquicultura e Pesca da Epagri (Cedap), Fabiano Müller Silva salientou que o projeto mais recente proposto pela Secretaria de Estado da Agricultura, e que será executado pela Epagri, refere-se ao fortalecimento da assistência técnica e extensão rural no desenvolvimento da piscicultura continental. O projeto está orçado em R$ 640 mil e será realizado em dois anos. (Rodrigo Viegas/Distribuição Alesc)