Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/11/2014 - 10h55min

Seminário debate agricultura familiar em Santa Catarina

Imprimir Enviar
FOTOS: Juliana Stadnik/Agência AL

O contexto atual da agricultura familiar em Santa Catarina e os novos desafios para o setor pautam o seminário promovido nos dias 19 e 20 de novembro por núcleos e laboratórios de pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) envolvidos com o tema. O evento é realizado no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).

Os debates propõem  reflexões sobre as atualidades da questão da terra e a heterogeneidade da agricultura familiar, as problemáticas de gênero e geração, as políticas públicas para fortalecimento do setor e os movimentos sociais rurais. Também serão discutidos temas como agroecologia, redes de cooperação e Segurança Alimentar e Nutricional.

De acordo com o coordenador geral do evento, o professor do Centro de Ciências Agrárias (CCA) Valmir Luiz Stropasolas, o objetivo é contribuir para a consolidação das conquistas políticas, sociais, econômicas e ambientais decorrentes da importância da agricultura familiar no Brasil e em Santa Catarina. "A intenção é discutir os principais programas e projetos referentes à agricultura familiar e apontar ações para promovê-la no estado, envolvendo a universidade, movimentos sociais, entidades representativas e instituições", disse.

Conforme Stropasolas, também é uma oportunidade para debater os desafios impostos ao setor numa perspectiva de contemplar a diversidade social da agricultura familiar e o desenvolvimento territorial  sustentável e solidário. "Pretendemos identificar problemas do ponto de vista de gênero, de geração, de sucessão na agricultura familiar, um fator bastante importante hoje de restrição aos investimentos produtivos, considerando que ainda temos um processo de migração campo-cidade, sobretudo de jovens, especialmente mulheres",  pontuou.

2014: o ano da agricultura familiar
A palestra de abertura do seminário destacou a decisão da Organização das Nações Unidas (ONU) em declarar 2014 como o Ano Internacional da Agricultura Familiar. A proposta é ampliar a visibilidade do setor, reconhecendo sua contribuição para a segurança alimentar e nutricional e para o desenvolvimento econômico e sustentável das nações.

Dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apontam que o setor engloba no país 4,3 milhões de unidades produtivas (84% do total) e 14 milhões de pessoas ocupadas, o que representa em torno de 74% do total das ocupações distribuídas em 80.250.453 hectares (25% da área total). Além disso, a agricultura familiar é responsável pela produção de 70% dos alimentos consumidos no Brasil.

Segundo o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário em Santa Catarina, Jurandi Gugel , a agricultura familiar no estado abrange cerca de 190 mil famílias e corresponde a 30% do PIB. "Temos uma situação bastante positiva em relação à consolidação da agricultura familiar como setor produtivo, que tem competitividade mercadológica internacional e é uma referência para a economia brasileira, com produção diversificada", ressaltou o engenheiro agrônomo. "Mas, além da relevância econômica, tem a questão social. Temos um melhor aproveitamento de mão de obra, gerando oportunidades de trabalho e renda", acrescentou.

Programação cultural
Nos dois dias de seminário, durante o intervalo de almoço, serão exibidos filmes sobre agricultura familiar no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC.

O público também poderá conferir a mostra "Brete Fotográfico", no hall do CFH, das 8 às 22 horas.

Seminário
A organização do evento é do Núcleo de Pesquisa sobre Agricultura Familiar (NAF), do Laboratório de Agricultura Familiar (LAF), do Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar (Lacaf) e do Laboratório de Estudos da Multifuncionalidade Agrícola e do Território (Lemate).

A iniciativa é apoiada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC) e pelo Sindicato dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina (Seagro).

Dia 19/11
14h – 16h: As problemáticas de gênero e geração na agricultura familiar e camponesa e o acesso às políticas e ações de extensão rural
Temas: Juventude rural, gênero e extensão rural
Convidados: Valmir Luiz Stropasolas (PGA/UFSC); Maria Ignez Paulilo
(PPGSP/UFSC); Bernardete Panceri (Epagri).
Coordenadora: Valdete Boni (UFFS)

16h15 – 18h: Agroecologia, Redes de cooperação na agricultura familiar e a Segurança Alimentar e Nutricional
Temas: Redes de cooperação e comercialização, Agroecologia e Segurança alimentar e Nutricional
Convidados: Oscar José Rover (PGA/UFSC), Luiz Carlos Mior (Epagri) e Claudia Schmitt (CPDA/UFRRJ)
Coordenador: Ilyas Siddique (PGA/UFSC)

18h: Café colonial com produtos agroecológicos

Dia 20/11
9h – 12h: Os movimentos sociais rurais e a agricultura familiar e camponesa
Temas: Movimentos Sociais rurais, Movimento das Mulheres Camponesas (MMC),
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Marcha das Margaridas.
Convidados: Leonilde Servolo de Medeiros (CPDA/UFRRJ), Justina Cima (MMC), Pedro Ivan Christoffoli (UFFS – Campus de Laranjeiras); Vilênia Venâncio Porto Aguiar (IFCH/UNICAMP)
Coordenador: Clécio Azevedo da Silva (PG em Geografia/UFSC)

14h – 17h: Políticas Públicas para as agriculturas familiares: análises recentes e perspectivas
Temas: Panorama geral das Políticas Públicas voltadas para o meio rural, Principais políticas públicas (PRONAF, PLANATER, etc) e visão crítica sobre as Políticas Públicas: os excluídos pelas políticas públicas.
Convidados: Ademir Antonio Cazella (PGA/UFSC); Cléber Bosetti (PPGSP/UFSC),
Cláudio Miranda (Embrapa Suínos e Aves-Concórdia); Roberto Abati (Gerente Técnico do SC/Rural)
Coordenador: Fábio Luiz Búrigo (PGA/PPGSP/UFSC)

17h–18h30: Mesa de balanço/síntese do seminário
Marilda Menezes (PPGCS/UFCG/UFABC), Renê Birochi (CSE/UFSC) e Valmir Luiz Stropasolas (PGA/UFSC)

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar