Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
04/06/2014 - 11h49min

Seminário da Acaert orienta emissoras sobre regras do horário eleitoral gratuito

Imprimir Enviar
Seminário realizado pela Acaert no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright FOTO: Solon Soares/Agência AL

A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert) promove na manhã de hoje (4), no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright da Assembleia Legislativa, seminário sobre as eleições para as emissoras associadas. A entidade convidou palestrantes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e do Ministério Público para repassarem orientações aos profissionais de rádio e televisão presentes no evento.

De acordo com Rubens Olbrisch, presidente da Acaert, trata-se de um trabalho preventivo e de orientação.  “A cada eleição temos essa preocupação com os associados. Queremos que as empresas de radiodifusão tenham conhecimento para evitar multas e outras penalidades”, disse. Ele destacou que uma multa inicial por descumprimento de regra eleitoral pode chegar a R$ 21 mil, o que é um valor significativo para uma rádio pequena do interior, por exemplo.

As regras de transmissão do horário eleitoral gratuito e os cuidados que devem ser tomados pelas emissoras para garantir que as inserções vão ao ar corretamente foram explicados pela corregedora do TRE, Renata Beatriz de Fávere. “Essa parceria é importante para garantirmos que a propaganda eleitoral seja veiculada corretamente, sem risco de penalidade para os veículos”, afirmou. A distribuição das inserções por faixa de audiência é um dos critérios detalhados nas observações do TRE. Antes das eleições, a justiça eleitoral promoverá uma reunião ampliada com emissoras e partidos políticos para repassar regras como horário de recebimento dos programas, formato e distribuição na grade de programação.

O promotor Leonardo Lehmann aprofundou as orientações às emissoras detalhando as penalidades que podem ser impostas em caso de descumprimento das regras do horário eleitoral gratuito. Segundo ele, o objetivo é “tentar coibir o favorecimento de um ou outro candidato”. Em caso de infração, uma empresa de radiodifusão pode sofrer sanções que vão desde multa até ficar fora do ar.

Lisandrea Costa
Agência AL

Voltar