Seminário capacita Legislativo do Alto Vale do Itajaí
Na agenda de comemorações do aniversário de 55 anos de emancipação do município de Trombudo Central, comemorado dia 22 de julho, a câmara de vereadores sedia sexta-feira (19) o seminário de capacitação do Legislativo. O evento, oferecido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, é uma das ferramentas para melhorar a qualidade do serviço público nas 28 câmaras da região da Ucavi – União de Câmaras e Vereadores do Alto Vale do Itajaí, que registraram cerca de 70% de renovação, de acordo com o presidente do Legislativo trombudense, vereador Márcio de Almeida.
Em Trombudo Central, sete dos nove membros do Parlamento estão no primeiro mandato, conta Almeida. A cidade, com cerca de 7 mil habitantes, tinha sua economia baseada na agricultura. Atualmente, 80% da arrecadação municipal são provenientes das atividades da Ingredion Brasil, empresa do grupo Ingredion Incorporated, ex-Corn Products International, líder no mercado de ingredientes industriais de origem agrícola com clientes em mais de 40 países e sede em Westchester, Illinois (EUA). “Para nós, o seminário é um evento muito importante porque promove uma aproximação com os diferentes órgãos como o Tribunal de Contas, atrai as lideranças das cidades próximas para cá e mostra a importância da atualização constante dos legisladores”, explica Almeida.
A opinião é compartilhada pelo vereador do município de Laurentino, Élcio Luiz Bonacolsi, um dos estreantes no Legislativo. “É meu primeiro mandato e estou interessado principalmente nos assuntos relativos à prestação de contas e fiscalização, já que as regras estão cada vez mais rígidas”, afirmou. Este tema foi abordado pelo assessor da Diretoria Geral de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado, Evândio Souza. Ele falou sobre as diversas atuações da câmara como órgão administrativo, fiscalizadora das contas do Executivo e também como administradora de seus próprios orçamentos.
O assunto foi complementado pelo palestrante convidado do Ministério Público (MP), promotor Samuel Dal-Farra Naspolini, que enfatizou a conquista da qualidade no serviço público. Bacharel em Direito e Mestre pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Naspolini é professor do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis. “Quanto mais qualificados formos, melhor será o serviço prestado à sociedade. A busca permanente pela qualificação é obrigatória aos agentes públicos, mas deve ser um direito de toda a sociedade”, enfatizou.
As técnicas legislativas como instrumento de cidadania foram abordadas na palestra ministrada pelo Consultor do Legislativo Estadual, Armando Agostini. De forma dinâmica e acessível, ele ressaltou que o cidadão não pode necessitar de intermediários para entender o conteúdo dos documentos oficiais cujos textos devem ser claros e respeitar normas que facilitam o entendimento.
A oficina de Comunicação e Oratória, a cargo do professor Sílvio Luzardo, jornalista e escritor, motivou a plateia com exercícios práticos que destacaram a necessidade de exprimir as mensagens com clareza e simplicidade, ao falar em público, mas com conteúdo adequado e relevante.
Análise política
Sábado (20 de julho), a Ucavi promove encontro mensal, no Pavilhão da Mandioca, em Trombudo Central, com apoio da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, que trará o cientista político Humberto Dantas, conselheiro do Movimento Voto Consciente (MVC), associação civil sem fins lucrativos que fiscaliza o trabalho dos políticos, para analisar o cenário nacional. A expectativa é de que cerca de 200 vereadores participem do evento.
Sala de Imprensa