Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/08/2018 - 17h49min

Seminário apresenta projeto de criação e implementação de website para câmaras

Imprimir Enviar
"A tecnologia não é nada além de um processo de comunicação em que é fundamental a participação do ser humano", disse o palestrante Marcius Teixeira

“A nova tecnologia, o velho humano” foi tema de palestra proferida por Marcius Teixeira, diretor de criação da agência de comunicação Claris Interativa, durante o seminário estadual em comemoração aos 45 anos de criação da União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc). Marcius apresentou um projeto de criação e implementação de website com rede social integrada para as câmaras municipais de Santa Catarina.

A parceria com a Uvesc é fundamentada em valores comuns, segundo o diretor de criação. “Tanto eu, a minha empresa, como a Uvesc e seu superintendente, Ilmar Dalla Costa, acreditamos na prosperidade e entendemos que o ser humano é o principal impulsionador desse valor. A tecnologia não é nada além de um processo de comunicação em que é fundamental a participação do ser humano.”

A ideia é tornar a comunicação mais clara e interativa, por meio de um design limpo – conceituado por Marcius como “desenho sensorial”, fugindo da norma tradicional de tratar o design simplesmente como desenho industrial. “O vereador é o principal elo entre o eleitor e a democracia, é o agente público mais próximo do cidadão. Tornar a comunicação com ele mais clara e possível é o objetivo desse projeto”, avaliou Teixeira.

Adaptação às novas mídias
“Na primeira análise, diante do que a gente viu, há uma necessidade de adaptar alguns sites de câmaras (não todos, até porque eles não são unificados, não é a mesma empresa que produz) para que eles funcionem nas novas mídias e novos aparelhos, como celulares, tabletes e de acordo com as linguagens que essas novas mídias operam. Dessa forma, a comunicação entre cidadãos e câmaras fica mais acessível e mesmo os funcionários de câmaras e os vereadores têm um acesso facilitado.”

Integrar uma rede social dentro do site das câmaras foi outra ideia apresentada. Por meio dessa ferramenta, que funcionaria como um perfil, cada vereador (a) fornece todos os dados de interesse da população (por exercer um cargo público), além dos que eles quiserem informar. “O perfil é facilmente configurável, bem similar ao facebook. O vereador pode, inclusive, adicionar redes sociais externas que ele use. A ideia é que esse não seja só um espaço para ele se apresentar, mas também para postar, para escrever informações que sejam pertinentes ao mandato ou ao cargo público que ele exerce. As pessoas podem ter mais informações e mais possibilidades de conexão com o vereador.”

Rio do Campo recebe site piloto
Durante a apresentação do projeto de novos websites, a Câmara de Rio do Campo, na microrregião de Rio do Sul, foi escolhida para receber o projeto piloto. O acordo, feito entre a Uvesc e a Claris Interativa, elegeu o município que, segundo Marcius Teixeira, tem um site bastante antigo, com algumas dificuldades de leitura em celular e tablet. “Hoje esse piloto vai servir como demonstração. A partir do momento em que a Câmara gostar do projeto e decidir mudar, a minha empresa vai fazer o treinamento para ajudar as pessoas a usarem a ferramenta de forma rápida e fácil.”

 

Michelle Dias
Agência AL

Voltar