Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/09/2017 - 13h52min

Semana incentiva acesso das pessoas com deficiência ao trabalho

Imprimir Enviar
A procuradora do MPT-SC, Quézia de Araújo Gonzalez (d), em entrevista sobre a Semana Inclusiva
FOTO: Solon Soares/Agência AL

O Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) promovem a partir de segunda-feira (18) a Semana Inclusiva Grande Florianópolis.  Até do dia 24 de setembro, estão programados seminários sobre inclusão no esporte, assédio moral, previdência, além de um feirão de empregos voltado às pessoas com deficiência. A semana conta com apoio de 30 instituições governamentais e não governamentais, entre elas a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira e a Assembleia Legislativa.

Um dos principais objetivos da semana é incentivar o acesso das pessoas com deficiência ao mercado de trabalho, em cumprimento à Lei Federal 8.213/1999, chamada de Lei das Cotas, que obriga o preenchimento de 2% a 5% das vagas do quadro de funcionários das empresas por pessoas reabilitadas ou com deficiência. Para isso, além dos seminários, está programado para o sábado (23) o Dia D, uma feira de empregos para promover e garantir a inclusão.

Conforme a procuradora do MPT-SC Quézia de Araújo Gonzalez, durante o feirão, entidades voltadas à pessoa com deficiência, como a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), a Associação Catarinense para a Integração do Cego (Acic) e a Aflodef, estarão presentes para auxiliar trabalhadores e empresas a vencer as barreiras que dificultam o acesso desse público ao emprego.

Outro objetivo da semana é vencer o preconceito que muitas empresas ainda têm com as pessoas com deficiência. Apesar de a legislação obrigar a destinação de vagas para esse público, há empregadores que criam empecilhos para a contratação. “A pessoa com deficiência está tão qualificada como as demais pessoas. Precisamos conscientizar as empresas e acabar com esse preconceito”, afirmou a procuradora do Trabalho.

Abertura
A Semana Inclusiva Grande Florianópolis 2017 será aberta na segunda-feira, às 14 horas, no Beiramar Shopping, com a presença do campeão paralímpico de natação Clodoaldo Silva. Na quinta-feira, dia 21, as atividades serão desenvolvidas na Assembleia Legislativa, com o seminário “Inclusão da pessoa com deficiência: assédio moral nas relações do trabalho e aspectos previdenciários”, com palestrantes de renome nacional: Mário César da Silveira, especialista em acessibilidade; e Alex Duarte, diretor do projeto e do filme Cromossomo 21.

Mais informações sobre a Semana Inclusiva podem ser obtidas na página do evento no Facebook. A programação completa está disponível no site do MPT-SC.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar