Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/10/2014 - 16h23min

Semana do Idoso tem atividades culturais na Capital

Imprimir Enviar
Eventos prosseguem até o fim do mês. FOTO: Eduardo Guedes de Oliveira/Agência AL

Na semana em que se comemora o Dia Internacional do Idoso (1º de outubro), a Prefeitura de Florianópolis programou uma série de atividades culturais, que se estendem até o final do mês. Dança, canto e teatro são os destaques para os mais de 3 mil idosos que participam de 108 grupos de convivência na Capital. Atividades físicas também estão na programação promovida em parceria com o Sesc.

A pensionista Vanda Fernandes, de 68 anos, dedica três dias da semana a dois grupos de convivência. “Aqui a gente tem movimento, a gente brinca, a gente dança, a gente aproveita muito a vida. Digo para as minhas colegas: chega de ficar em casa só cuidando dos netos”, ensina a idosa.

Ela participou do encontro nesta terça-feira à tarde (2), na sede do Lira Tênis Clube, com a apresentação de uma dança, ao lados das companheiras de grupo. “Isso é um bem-estar para a nossa vida. Tudo melhora”, garante a senhora simpática e cheia de energia.

Possibilitar a melhora na qualidade de vida e cuidar dos idosos em situação de vulnerabilidade estão entre os principais objetivos da Secretaria de Assistência Social de Florianópolis. “Procuramos levar esses encontros onde o idoso está. Esse é nosso papel. Procuramos ampliar cada vez mais as atividades, oferecendo lazer e cuidando da saúde deles, o que é importante”, afirma Roseli Pereira, assessora na Secretaria de Assistência Social.

O projeto do Sesc “Idoso em Foco” atinge todo o estado, buscando exercitar a criatividade, valorizando e resgatando habilidades daqueles que já passaram dos 60 anos. Cerca de 3 mil idosos por ano participam das atividades sistematizadas do Sesc.

Com o aumento da expectativa e qualidade de vida no país, cada vez mais pessoas buscam esse tipo de atividade social. Segundo projeções do IBGE, em 2030, o número de pessoas com mais de 60 anos deve superar o número de crianças com até 14 anos. A Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (Pnad 2001/IBGE) aponta que no Brasil há 25,5 milhões de pessoas com mais de 60 anos.

Rony Ramos
Rádio AL

Saiba Mais

Voltar