Semana de Pós-Graduação da Uniasselvi divulga oportunidades de trabalho
O perfil do profissional do futuro é o tema da 2ª Semana Acadêmica da Pós-Graduação que a Uniasselvi realiza em Florianópolis de 20 a 25 de julho. A programação oferece atividades de qualificação, tais como palestras e oficinas, e a Feira de Oportunidades, na qual os graduandos e egressos da universidade podem buscar vagas e alternativas no mercado de trabalho. O diretor da Uniasselvi, Bernardo Knabben, disse que o objetivo da Feira de Oportunidades é aproximar os egressos e acadêmicos do mercado de trabalho. O evento propicia o retorno dos alunos que se formaram na instituição e o contato com o mercado de trabalho e as novas tendências, conforme Knabben. “Com atualização constante, o profissional consegue manter o seu nível de empregabilidade alto”, argumentou.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e empresas de consultoria montaram estandes no local para demonstrar oportunidades de estágio e de negócios.
Um dos temas atuais em discussão no evento são as iniciativas com impacto socioambiental positivo, chamadas de negócios sociais. A empreendedora Gabriela Werner explicou que o negócio social é uma maneira nova de empreender. Esse tipo de empreendedor tem a missão de solucionar uma demanda social, de maneira sustentável, gerando receitas. Gabriela tem um negócio social e coopera com o Sebrae no programa de apoio a empreendedores sociais em Florianópolis. Ela foi convidada a palestrar no evento da Uniasselvi com o objetivo de sensibilizar os alunos para essa oportunidade.
“O empreendedor social é, basicamente, aquela pessoa que quer abrir seu negócio, ganhar dinheiro e, ao mesmo tempo, mudar o mundo”, disse Gabriela. Entre os exemplos de negócios sociais existentes em Florianópolis, ela citou empreendimentos com alimentos orgânicos, soluções em Educação Infantil, importação de tecidos de campos de refugiados africanos para fazer moda local e o compartilhamento de carros para diminuir o impacto ambiental. O programa de apoio desenvolvido pelo Sebrae assessora 68 negócios sociais e tem como meta apoiar 100 empreendedores até o final do ano.
Agência AL