Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
11/10/2012 - 16h22min

Segurança alimentar é tema de debate na Assembleia

Imprimir Enviar
Neila Maria Viçosa Machado

Com o objetivo de promover o debate e a identificação de propostas/ações para a promoção da alimentação saudável, a partir do planejamento de estratégias de saúde e de segurança alimentar e nutricional, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, por intermédio da Comissão de Saúde, realiza no Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, o I Simpósio sobre Segurança Alimentar e Nutricional. O evento reunirá, no Auditório Deputada Antonieta de Barros, palestrantes e debatedores de diversas entidades do setor.

A Comissão Científica do Simpósio espera que, com o evento, surjam avanços importantes na realização do Direito Humano à Alimentação Adequada e que esta possa ser uma oportunidade para a troca de informações e conhecimentos entre as esferas de governo, sociedade civil e comunidade científica. Pretende-se ainda, estimular o consumo seguro através da produção sustentável e do abastecimento ampliado, e da regulamentação da publicidade de alimentos sem perder de vista a segurança alimentar e nutricional, a alimentação saudável e adequada e a promoção da saúde.

Segundo Neila Maria Viçosa Machado, nutricionista e membro do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Catarina, a maior reivindicação do evento será a implantação de Câmaras Interssetoriais de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisans) no estado e nos municípios. Conforme a nutricionista, “essas câmaras, com o apoio de secretarias estaduais e municipais, possibilitam a criação de políticas públicas eficazes e fazem o papel de fiscalizar”.

A realização do Simpósio ocorre em um momento muito peculiar da sociedade brasileira, onde os índices do uso de agroquímicos e dos organismos geneticamente modificados na produção de alimentos são alarmantes, e o abastecimento de alimentos vinculado aos grandes grupos agroindustriais derruba as produções regionais/locais. Em contrapartida, abrem-se possibilidades concretas de abastecimento de alimentos às estruturas públicas, além de uma demanda crescente da sociedade por alimentos de base ecológica nos mais diversos canais de comercialização.

“Hoje não podemos considerar que uma política pública isolada consiga responder pela segurança alimentar. Populações que não têm acesso à água, à luz, à habitação, mas que tenham acesso a uma política de saúde ou de distribuição de renda vão continuar em insegurança”, declara Neila. Conforme ela, está havendo um grande avanço na construção de políticas públicas brasileiras, mas essa evolução não basta.

Os principais problemas biológicos encontrados na população envolvem questões relacionas à carência de vitaminas, gerando uma desnutrição específica, que alguns estudiosos têm conceituado como subnutrição. Esta desnutrição na infância pode gerar obesidade na adolescência. Neila relata que, quando chegam às escolas públicas para fazer avaliação nutricional das crianças, a obesidade aparece muito alta. Muitas apresentam hipertensão, diabetes, colesterol elevado e outras doenças, pelo consumo exagerado de alimentação industrializada.

“Temos que chegar a um ponto em que as políticas públicas convirjam e criem a interssetorialidade. Queremos que, com este evento, os parlamentares discutam a importância dessas políticas públicas em direção à melhoria da qualidade de vida da população como um todo e que a população também se sinta incentivada”, concluiu. (Michelle Dias)

SIMPÓSIO SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL: Caminhos para a alimentação saudável - 16 DE OUTUBO DE 2012 - LOCAL: AUDITÓRIO ANTONIETA DE BARROS – ALESC

08h00 – 09h00 TENDA JOSUÉ DE CASTRO
- Café Agroecológico com Prosa
- Credenciamento
- Entrega de material
09h00 – 09h30 Solenidade de abertura
09h30 – 12h00 CONFERÊNCIA – Segurança Alimentar e Nutricional: caminhos para alimentação saudável
Palestra 1: Direito Humano à Alimentação Adequada e Segurança Alimentar e Nutricional
Palestrante: Maria Emília Pacheco (CONSEA)
Palestra 2: Consumo Alimentar e a Transição Nutricional
Palestrante: Rosely Sichieri (UERJ)
Palestra 3: Produção de Alimentos Seguros
Palestrante: Vildes Scussel (UFSC)
Moderador: Neila Maria Viçosa Machado (UFSC)
12h00 – 13h30 Almoço
13h30 – 15h00 Debate 01: Saúde e Publicidade de Alimentos
Convidada: Renata Alves Monteiro (OPSAN)
Debatedor: Aderley Serenita Sartori da Silva (MPSC)
15h00 – 15h15 Apresentação das propostas e ações existentes em Santa Catarina
15h15 – 15h30 Intervalo
15h30 – 17h00 Debate 02: Produção de Alimentos Seguros em Santa Catarina: cenário atual e possibilidades de avanços
Convidado: Eduardo Antônio Ribas Amaral – (SFA-SC/Mapa)
Debatedor: Natal João Magnantti (CONSEA-SC)
17h00 – 18h00 Encaminhamentos e encerramento

Voltar