Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
01/07/2015 - 16h10min

Secretário apresenta Plano Estadual da Educação aos deputados da comissão

Imprimir Enviar
Deschamps e a secretária-adjunta Elza Moretto apresentaram detalhes do PEE aos deputados. FOTO: Fábio Queiroz/Agência AL

O secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, e a secretária-adjunta da pasta, Elza Moretto, apresentaram aos deputados membros da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa os principais pontos do Plano Estadual de Educação (PEE) 2015-2024, que já está em tramitação no Parlamento catarinense, como Projeto de Lei 227/2015. A apresentação do plano ocorreu no começo da noite de terça-feira (30), durante reunião da comissão.

A vinda do secretário de Estado da Educação faz parte da agenda da comissão para a tramitação do PEE na Assembleia. O Plano Estadual de Educação é composto por 19 metas e 297 estratégias. Entre as metas, destacam-se a universalização do ensino básico de 4 a 17 anos, erradicação do analfabetismo, ampliação do ensino integral, promoção da integração entre ensino regular e profissionalizante, entre outros. A íntegra pode ser consultada aqui.

Conforme Eduardo Deschamps, o plano foi elaborado em um ano e meio, após a realização de mais de 600 conferências para ouvir as sugestões da comunidade escolar em todo o estado. “É um plano de 10 anos, um plano de Estado, construído com a sociedade. Esperamos a participação da Assembleia no aprimoramento do plano, e certamente haverá contribuições importantes que garantam a melhoria da qualidade de ensino”, afirmou o secretário.

O presidente da Comissão de Educação, deputado Valdir Cobalchini (PMDB), lembrou que, antes de ser levado a plenário, o plano será discutido em seminários regionais. “Serão 10 encontros, ouvindo a população, para que o plano possa ser amplamente discutido, eventualmente melhorado e levado ao plenário, de tal forma que ele represente a soma dos interesses de Santa Catarina na melhoria da educação”, destacou.

A vice-presidente da comissão, deputada Luciane Carminatti (PT), explicou que os seminários também servirão para que a população conheça o plano. A parlamentar também quer discutir, antes da votação do projeto, as garantias para financiamento das metas previstas no plano. “Temos 19 metas e são bastante ousadas, mas elas precisam de recursos. O debate central é como vamos buscar recursos e como faremos o financiamento dessas metas”, afirmou.

(com informações de Maria Helena Saris, da TVAL, e Gicieli Dalpiaz e João Guedes, da Rádio AL)
 

 

Voltar