Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/03/2013 - 17h28min

Secretária pede apoio do Parlamento para o Fórum Estadual de Educação

Imprimir Enviar
Comissão de Educação se reuniu nesta terça-feira. FOTO: Lucas Gabriel Diniz/Agência AL

A secretária-adjunta de Estado da Educação, Elza Moretto, participou da reunião ordinária da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira (12), para pedir apoio aos parlamentares pela mobilização em torno do Fórum Estadual de Educação (FEE/SC). 

“Queremos criar uma ponte com o Parlamento, construir esse debate sobre políticas educacionais em conjunto, estabelecendo uma trajetória plural, aberta, transparente”, destacou a secretária.

O fórum é um espaço de interlocução entre a sociedade civil e o Estado na busca pela qualidade do ensino. É constituído por 34 entidades públicas, privadas, órgãos governamentais e não governamentais, que seguem a representação do Fórum Nacional da Educação. O principal objetivo é discutir e subsidiar a política educacional do Estado e a articulação entre o Fórum Nacional de Educação e os Fóruns de Educação dos Municípios.

O presidente da comissão, deputado Antonio Aguiar (PMDB), que é representante titular da Assembleia Legislativa no fórum, confirmou o engajamento dos parlamentares em prol da educação. “Pretendemos aprofundar o debate para oferecer condições melhores a alunos e professores, com o propósito de que a educação em Santa Catarina atinja níveis ainda melhores”, disse.

Em atendimento à solicitação da secretária, a Assembleia Legislativa sediará o lançamento da Conferência Estadual de Educação, prevista para o mês de abril. 

Manifestação
Durante a reunião da Comissão de Educação, a juíza Zelaide Souza Felipe expôs aos parlamentares a situação de uma escola particular de Criciúma que fechou as portas há cerca de um ano, deixando uma dívida de R$ 6 milhões.

Segundo a juíza, a ação de despejo foi motivada pela falta de pagamento de aluguel. A instituição responde, atualmente, por aproximadamente 170 ações trabalhistas, por não recolher o FGTS e a contribuição previdenciária de seus empregados. “A cidade ficou um caos, com centenas de professores desempregados e 1,5 mil alunos desamparados. Faço um alerta para que a Assembleia ajude a estudar mecanismos de fiscalização para evitar que este problema se repita”, frisou Zelaide.

A partir da manifestação da juíza, os membros da comissão aprovaram, por sugestão do deputado Carlos Chiodini (PMDB), a convocação do presidente do Conselho Estadual de Educação, Maurício Fernandes Pereira, para debater o tema.

Participaram da reunião os deputados Luciane Carminatti (PT), Silvio Dreveck (PP), Sargento Amauri Soares (PDT) e Ismael dos Santos (PSD).

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar