Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 
Assistir
19:30 Em Discussão

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
09/10/2012 - 17h30min

Secretaria de Assistência Social promove evento de capacitação

Imprimir Enviar
Palestra - Assistência Social

Técnicos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) trataram dos instrumentos de avaliação e monitoramento dos serviços prestados à população, como o censo Suas – conjunto de questionários preenchidos on line sobre toda a estrutura, recursos humanos e funcionamento dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), durante esta terça-feira (09), no Auditório Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa.

O evento, que trata do Sistema Nacional de Informação do Sistema Único de Assistência Social (Rede Suas) foi promovido pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), por meio da Diretoria de Assistência Social (DIAS). Agentes das secretarias municipais e estaduais de Assistência Social, e conselhos municipais e estaduais de Assistência Social, além de Cres e Creas, foram capacitados ao uso dos aplicativos da Rede Suas.

Hugo Nunes, assessor técnico da Coordenação Geral dos Serviços de Vigilância Social do MDS, esclareceu que os aplicativos e os registros fornecem um mapa com informações detalhadas sobre as famílias atendidas nos centros de referência e quais os tipos de serviços prestados à população, por isso a importância da capacitação aos agentes destes centros e das Secretarias. “Como é preciso acessar aplicativos, formulários, nem todos têm uma boa relação com as tecnologias de informação. Alguns apresentam dificuldades na realização dos registros. Nosso papel é o de capacitar para que o aplicativo do registro mensal e do censo SUAS possa funcionar de forma adequada”.

Na parte da manhã houve uma abordagem sobre dois aplicativos da rede SUAS. O CAD Suas e o sistema SAA – cadastros de todas as unidades públicas, prefeituras, órgãos gestores, conselhos municipais e estaduais de Assistência Social. Durante a tarde foram apresentados os registros dos aplicativos e suas formas de preenchimento.

Para que servem os Cras e os Creas

Os Cras prestam serviços de atenção básica e os Creas prestam serviços de maior complexidade. O censo Suas mapeia todos os serviços ofertados e todas as unidades têm que preencher este formulário e o registro mensal de atendimentos. (Michelle Dias)

Voltar