Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 
Assistir
18:30

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
30/06/2016 - 21h43min

Seara, Concórdia e Joaçaba apontam demandas para 2017

Imprimir Enviar
Na audiência pública realizada em Concórdia (foto), tal como em Seara, reabilitação e aumento da capacidade da SC-283 foi a principal reivindicação
FOTO: Solon Soares/Agência AL

Foram definidas, nesta quinta-feira (30), as prioridades das regionais de Seara, Concórdia e Joaçaba para o orçamento do Estado do próximo ano. As demandas foram apresentadas durante as audiências públicas do Orçamento Regionalizado, promovidas pela Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Finanças e Tributação e da Coordenadoria do Orçamento Estadual, com o objetivo de possibilitar a participação de todas as regiões na programação de investimentos do governo.

As regionais de Seara e Concórdia, grandes produtoras de alimentos, apontaram a mesma ação como principal reivindicação: a reabilitação e o aumento da capacidade da SC-283, no trecho entre a BR-153 e os municípios de Concórdia, Seara, Chapecó, São Carlos, Palmitos e Mondaí.

O pedido tem como justificativa proporcionar melhores condições de escoamento aos produtos locais. "Temos muitos empreendimentos do agronegócio, desde pequenos produtores da agricultura familiar, até a produção final das agroindústrias. Neste sentido, esta rodovia é estratégica, pois liga as áreas produtoras diretamente à BR-282. Com esta obra, aumentaremos a competitividade dos nossos produtos, o que hoje é um grande diferencial", disse o secretário executivo da Agência Regional de Desenvolvimento (ADR) de Concórdia, Wagner Bee.

Já os representantes dos 13 municípios que compõem a regional de Joaçaba elegeram como sua principal necessidade a instalação de mais uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal na região.

A cidade escolhida para receber a ação seria Joaçaba, que ainda não possui o serviço e depende de unidades hospitalares sediadas em outras localidades. "Quando nasce uma criança prematura em Joaçaba, é preciso encaminhá-la para outra instituição, que tenha uma UTI especializada para receber recém-nascidos. Normalmente em Capinzal, Concórdia ou Curitibanos, que ficam entre 30 e 70 quilômetros de distância e que nem sempre têm leitos disponíveis", disse Adelaide Frigo, diretora do Hospital Nossa Senhora das Dores, de Capinzal.

As audiências aconteceram no auditório municipal João Furlanetto, de Seara (às 9h30), na Câmara Municipal de Concórdia (às 11h30) e no Auditório Jurídico da Unoesc, em Joaçaba (às 16h30).

Democratizando a aplicação dos recursos públicos
O processo de escolha das prioridades regionais foi precedido por vários pronunciamentos realizados pelas lideranças políticas presentes, as quais ressaltaram, sobretudo, o caráter participativo do Orçamento Regionalizado.

"Muito embora ainda não tenhamos chegado onde queremos, em que todas as demandas regionais são efetivamente executadas pelo governo, as audiências públicas do Orçamento Regionalizado seguem sendo um mecanismo fundamental para democratizar a aplicação dos recursos estaduais. É por meio delas que a população pode discutir e eleger diretamente o que julga mais necessário para a sua região", disse o deputado Neodi Saretta (PT).

Entendimento semelhante foi manifestado pelo deputado Dirceu Dresch (PT). "Aqui é o único espaço que a população tem para discutir o orçamento estadual, em um verdadeiro exercício de democracia."

Já para o deputado Valdir Cobalchini (PMDB), a principal vantagem do modelo de consultas regionais mantido pela Assembleia é possibilitar a descentralização das questões que afetam os municípios. "Estas audiências ganham ainda mais importância e legitimidade porque permitem que as obras prioritárias para os municípios nasçam do seio da sociedade e não de escolhas feitas lá em Florianópolis."

Também participaram dos debates os deputados Marcos Vieira (PSDB), Natalino Lázare (PR) e Cesar Valduga (PCdoB); o suplente de deputado Altair Silva (PP); secretários regionais, prefeitos, vereadores e representantes de entidades civis e associações de classe.

Prioridades elencadas

Regional de Seara (Arabutã, Arvoredo, Ipumirim, Itá, Lindóia do Sul, Paial, Seara e Xavantina)
1- Reabilitação e aumento da capacidade da SC-283, no trecho entre a BR-153, Concórdia, Seara, Chapecó, São Carlos, Palmitos e Mondaí.
2- Pavimentação da SC-154, trecho entre Ipumirim e a BR-282.
3- Ampliação, reforma e instalação de equipamentos no Hospital São Roque, de Seara, para o atendimento em média complexidade.

Regional de Concórdia (Alto Bela Vista,Concórdia, Ipira, Irani, Peritiba, Piratuba e Presidente Castelo Branco)
1- Reabilitação/aumento da capacidade da SC-283, no trecho entre a BR-153, Concórdia, Seara, Chapecó, São Carlos, Palmitos e Mondaí.
2- Pavimentação do acesso a Barra Bonita - Alto São Pedro - Ipira.
3- Pavimentação do trecho ligando Presidente Castelo Branco à BR-153, Caravágio e Pinhal.

Regional de Joaçaba (Água Doce, Capinzal, Catanduvas, Erval Velho, Herval d’Oeste, Ibicaré, Joaçaba, Jaborá, Lacerdópolis, Luzerna, Ouro e Vargem Bonita e Treze Tílias)
1- Implantação de uma UTI neonatal.
2- Pavimentação da estrada que liga dos distritos de Alto Alegre/Lindenberg e Capitel Santo Antônio.
3- Construção de um complexo de segurança pública.

Alexandre Back
Agência AL

Voltar