Santa Catarina recebe em 2015 a Bienal Brasileira de Design
Florianópolis será a próxima sede da Bienal Brasileira de Design (BBD), programado para 2015. O evento é considerado um dos maiores do setor no país, concentrando mostras, seminários e debates com especialistas. A expectativa da Fiesc, uma das promotoras, em conjunto com o governo do Estado e a SC Design, é de que mais de 100 mil pessoas circulem durante seus 45 dias de realização.
De acordo com o diretor de Educação e Tecnologia do Senai-SC, Antônio José Carradore, a Bienal do Design é uma ação de políticas públicas incentivada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), por meio da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil) e do Ministério da Cultura (MinC).
São Paulo, Brasília, Curitiba e Belo Horizonte receberam as quatro primeiras edições do evento. A escolha de Florianópolis como sede aconteceu ainda no mês de outubro. “Apresentamos o potencial da indústria catarinense e a infraestrutura das nossas instituições educacionais, características que fizeram com que suplantássemos a concorrência de Pernambuco”, disse.
Com a definição da capital catarinense como sede, explicou Carradore, estão previstos uma série de eventos preparatórios até 2015, tais como workshops e seminários regionais nas cidades de Florianópolis, Joinville, Blumenau, Criciúma, Chapecó e Lages. “Queremos sensibilizar a sociedade para a importância que este evento significará para a economia catarinense”, disse.
Diferencial competitivo
Santa Catarina, que possui o quarto maior parque industrial do país e economia voltada à exportação, disse Carradore, tem muito a ganhar com o uso do design como ferramenta. “A indústria catarinense já tem uma cultura de inovação. Precisamos agora incrementar nossa competitividade com novas ideias e valores, principalmente por meio do design, que tem o poder de agregar muito valor aos produtos e serviços”, disse. (Alexandre Back)