22/06/2012 - 16h40min
SC está em posição privilegiada, afirma ministro do Esporte
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que compareceu ao lançamento da Frente Parlamentar Pró Santa Catarina Copa 2014 e Olimpíada 2016, realizado na manhã desta sexta-feira (22), na Assembleia Legislativa, afirmou que Santa Catarina reúne todas as condições necessárias para receber delegações que vão participar dos dois eventos esportivos que serão realizados no Brasil. Rebelo concedeu entrevista coletiva na qual apontou os benefícios trazidos para Santa Catarina e para o Brasil com a realização desses eventos.
“Só a Copa já gerou 300 mil empregos diretos e vai gerar outros 300 mil até 2014”, afirmou. “Há um estudo apontando que até 2019 a Copa pode agregar um crescimento de 0,4 ponto percentual ao ano ao PIB brasileiro”.
Além das obras de infraestrutura, como aeroportos e mobilidade urbana, os dois eventos permitirão, segundo o ministro, investimentos substanciais no esporte. Rebelo informou que o governo federal trabalha na elaboração do Plano de Nacionalização da Olimpíada, que vai oferecer recursos financeiros para a construção de centros de treinamento esportivos, além de ampliar o Bolsa Atleta e criar outros benefícios para o desenvolvimento do esporte.
“A presidente Dilma já deu seu aval para esse plano e estamos trabalhando na sua elaboração”, garantiu.
Critérios
A escolha das cidades que abrigarão as seleções que disputarem a Copa 2014 é de responsabilidade de cada delegação. Conforme o ministro, alguns critérios são decisivos na escolha das subsedes. O principal deles é a rede hoteleira (comodidade, conforto, estrutura e número de apartamentos). A disponibilização de centros de treinamento, bons aeroportos e boa mobilidade urbana também pesam nessa decisão.
Especificamente para a Copa do Mundo, o estado conta com quatro centros de treinamento já aprovados, que poderão receber seleções: dois em Florianópolis, um em Itajaí e outro em Joinville. Outros dois podem ser disponibilizados até o início das competições.
“Santa Catarina está em uma posição privilegiada nesse sentido, graças ao seu potencial turístico, suas belezas naturais e sua capacidade de formar atletas de alta performance”, afirmou o ministro. “O estado tem todas as condições de fazer da Copa e da Olimpíada uma oportunidade de desenvolvimento”. (Marcelo Espinoza)