Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
28/02/2013 - 14h25min

SC cria 18,9 mil empregos em janeiro e fica em 1º no ranking nacional

Imprimir Enviar
Edilson Godinho, diretor de Trabalho Emprego e Renda da SST e coordenador estadual do SINE/SC

Enquanto o país registrou uma queda de 75% na criação de empregos formais em janeiro de 2013, em relação ao mesmo mês do ano passado, Santa Catarina apresenta um aumento de 13%, com 18,9 mil novas vagas no período. O resultado coloca o estado na primeira posição no ranking nacional de geração de postos de trabalho.

A Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) faz a análise mensal dos números do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com base nos registros do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Para Edilson Godinho, diretor de Trabalho Emprego e Renda da SST e coordenador estadual do SINE/SC, os números positivos em relação aos dados do país foram uma surpresa. Porém, representam o equilíbrio da economia catarinense.

Godinho ressalta que é preciso ter cautela na leitura dos dados. “Esta é a primeira análise do ano. Temos o reflexo das contratações da temporada de verão. Vamos esperar os dois próximos meses para verificar se há tendência de crescimento no estado. Mas torcemos por isto”. Segundo especialista, a queda das vagas no país é um reflexo da crise econômica mundial.

O avanço na criação de postos de trabalho em janeiro garantiu um aumento de 1% no total de empregados com carteira assinada em Santa Catarina. Nesta comparação, o estado fica atrás somente de Mato Grosso, com alta de 1,4%. No Brasil a expansão foi de somente 0,07% no período.

Entre as maiores cidades catarinenses, Fraiburgo foi a que mais criou empregos (+2.402), devido à atividade agrícola, com maior oferta de vagas. O município do Meio Oeste foi seguido por Joinville (+1.461) e Blumenau (+1.321).

Saiba mais sobre o Caged
O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), criado pela Lei Federal 4923/65, é um registro administrativo que acompanha e fiscaliza o processo de admissão e dispensa de trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) em todo país. As empresas encaminham os dados mensalmente ao MTE. As informações não incluem os servidores públicos estatutários e os empregados domésticos.

Rony Ramos
Rádio AL

Voltar