SC alcança maior percentual de vacinação no país contra vírus HPV
Santa Catarina contabiliza o maior percentual de vacinação nos primeiros 15 dias da campanha do governo federal contra o vírus HPV (papiloma vírus humano), cujo público-alvo são as meninas na faixa etária de 11 a 13 anos. Segundo a Vigilância das Doenças Imunopreveníveis e Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, foram imunizadas 87.288 crianças no estado, o que representa 70% da meta.
A vacinação segue nas escolas da rede pública e privada até o dia 14 de abril. Depois, estará disponível em todos os postos de saúde. A segunda dose deve ser administrada seis meses após a primeira. Depois de cinco anos, uma terceira dose precisa ser aplicada.
“Neste ritmo, vamos atingir facilmente a meta de 80% do total de 157.463 meninas no estado nesta idade”, explicou Vanessa Vieira da Silva, gerente de Vigilância de Doenças Imunopreveníveis e Imunização da Secretaria de Estado da Saúde. Os pais que não desejarem a vacina para suas filhas devem informar por escrito à escola.
O HPV é um vírus que apresenta mais de 150 tipos. Porém, dois deles, o nº 6 e o nº 18, causam 70% dos casos de câncer de colo de útero, o segundo mais frequente entre as mulheres, com 4,8 mil mortes por ano no país. A vacina protege contra quatro tipos do vírus HPV.
“A vacina é complementar. Após as aplicações, os exames periódicos devem continuar na rotina da mulher. Com a vacina, há 70% menos chances de a mulher desenvolver o câncer de colo de útero”, observa Vanessa. O exame Papanicolau deve ser realizado regularmente a partir dos 25 anos de idade.
Rádio AL