Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/06/2024 - 11h30min

Saúde, Celesc, enchentes e SC-480 são temas da sessão da manhã desta terça (18)

Imprimir Enviar
Deputado Cleiton Fossá pediu construção de área de escape na SC-480
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Quatro parlamentares ocuparam a tribuna da Assembleia Legislativa na sessão ordinária da manhã desta terça-feira (18). Eles trataram de assuntos diversos, como investimentos na saúde pública, problemas na Celesc, prevenção de enchentes e segurança em rodovia.

Saúde
Carlos Humberto (PL) destacou os investimentos feitos pelo governo estadual na saúde pública da região da Foz do Rio Itajaí, em especial com a abertura de novos leitos de UTI e de internação. Segundo ele, na segunda-feira (17), foram inaugurados 10 leitos de UTI no Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, totalizando 40 já abertos desde o ano passado.

"Estamos resolvendo um problema histórico da região, a falta de leitos", comentou o deputado. "Agradeço a oportunidade que me foi dada pelo cidadão catarinense que acreditou na gente para que, através da parceria com o governador Jorginho Mello, possamos trazer essas melhorias para a região."

Celesc
Fabiano da Luz (PT) alertou para os problemas enfrentados pela Celesc devido à troca do sistema responsável pelo atendimento aos consumidores. "Essa mudança tem deixado as lojas lotadas e várias reclamações da população", disse. "O pior é que os trabalhadores da Celesc, que não têm culpa, estão sobrecarregados e são hostilizados."

O parlamentar responsabilizou a direção da empresa pelos problemas. Afirmou, ainda, que em recente entrevista, o diretor presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, teria declarado que a possibilidade de privatização da companhia deve ser cogitada, caso não haja qualidade no serviço oferecido.

"Sabemos que a Celesc cumpre muito bem seu papel e não podemos permitir que ações sejam tomadas para prejudicar a imagem da empresa e justificar uma possível privatização", declarou Fabiano.

Prevenção
Rodrigo Preis (PT) informou a realização no próximo dia 25, em Rio do Sul, de uma audiência pública da Alesc para tratar de ações sustentáveis para a prevenção de enchentes. "Queremos discutir políticas públicas permanentes, porque parece que quando passam as enchentes, esse assunto cai no esquecimento", disse o deputado, que é o proponente da audiência.

O parlamentar também destacou que, conforme o Tribunal de Contas do Estado (TCE), os investimentos na Defesa Civil Estadual ficaram mais de 60% abaixo do previsto entre 2020 e 2023, além do não pagamento de R$ 58 milhões em emendas impositivas dos deputados estaduais que seriam destinadas para investimentos no setor. "Isso nos preocupa muito, porque temos dificuldades na nossa região", afirmou o deputado, referindo-se ao Alto Vale do Itajaí,

Área de escape
Cleiton Fossá (MDB) comemorou a aprovação de uma moção de sua autoria que pede ao governo do Estado a conclusão do projeto de implantação de uma área de escape para veículos pesados na SC-480, na próximo às margens do Rio Uruguai, em Chapecó. Segundo o parlamentar, em quase 10 anos, foram registrados 40 acidentes no local.

"Precisamos dar celeridade a esse projeto, que dará mais segurança para quem passa pela rodovia", comentou Fossá, que defendeu, ainda, a inclusão, no orçamento do Estado, de recursos para a duplicação da SC-480.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar