Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 
Assistir
21:00 Nossa Saúde

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/05/2025 - 09h55min

Avança PL sobre semana de conscientização da Distrofia Muscular de Duchenne

Imprimir Enviar
Comissão de Saúde.
FOTO: Giovanni Kalabaide

Promover a conscientização sobre a Distrofia Muscular de Duchenne (DMD), suas características, sintomas e impactos na vida dos pacientes e familiares, é o que propõe o Projeto de Lei 46/2025, de autoria da deputada Ana Campagnolo (PL),  que  instituiu a Semana Caetano de Conscientização sobre a Distrofia Muscular de Duchenne (DMD), que foi deliberado, por unanimidade, na reunião desta quarta-feira (7) da Comissão de Saúde. O relator da proposta, deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) emitiu parecer favorável por considerar importante levar luz à sociedade catarinense a respeito dessa doença, que é predominantemente masculina. 

“É uma doença com predisposição genética, afetando  majoritariamente  meninos, diagnosticada na infância que prejudica a mobilidade”, destacou, avaliando que essa semana de conscientização irá contribuir para o conhecimento da população, promovendo o diagnóstico precoce e o debate do tema.

De acordo com a matéria, a Semana Caetano de Conscientização sobre a Distrofia Muscular de Duchenne (DMD), que compreende o dia 7 de setembro, foi inspirada na vida de luta e resiliência do jovem catarinense Caetano Plodowski Ramos da Silva, residente em Itapoá, que, aos 17 anos, enfrenta a doença.  O projeto segue agora para aprovação em plenário. 

Requerimentos
Três requerimentos foram acatados ainda na reunião desta manhã. De autoria do deputado Dr. Vicente Caropreso, foi aprovada, por unanimidade, uma reunião agendada para o dia 28 de maio, às 9h, com  a  presença das  médicas neurologistas Carla Heloisa Cabral Moro, Gladys Lentz Martins e Morgana Maria Michels Zanoni, para trazer esclarecimentos sobre a Campanha “Maio Vermelho” ,  mês que marca a luta pela conscientização do Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou derrame cerebral.  

Para esse mesmo dia, às 9h30min, foi aprovada a promoção de uma audiência pública, no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, com a finalidade de apresentar o 1º Relatório Quadrimestral de Prestação de Contas do ano de 2025, pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, conforme a Lei Complementar 141/2012, artigo 36º, e a Resolução CNS 459, de 10/10/2012.  A solicitação foi do presidente do colegiado, deputado Neodi Saretta (PT).

E, por fim, de autoria do deputado Napoleão Bernardes (PSD), foi deliberado apoio para a  Semana Estadual do Estilo de Vida, evento que acontece no dia 20 de maio, no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright.

Convite
Aproveitando a ocasião, o deputado Maurício Peixer (PL) reforçou o convite para o Seminário Estadual de Fibromialgia', que acontece na segunda-feira (12), a partir das 8h, no Auditório Antonieta de Barros, no Parlamento.

Valquíria Guimarães
Agência AL

Voltar