Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/04/2022 - 15h45min

Sargento da PM de Jacinto Machado recebe moção de aplauso

Imprimir Enviar
Moção ao sargento da PM de Jacinto Machado foi proposta pelo deputado José Milton Scheffer
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

O comandante do destacamento da Polícia Militar de Jacinto Machado, o 2º sargento Valdinei Schaukoski Pascoali, que integra a 3ª Companhia de Turvo e o 19º Batalhão da Polícia Militar de Araranguá, foi homenageado na tarde desta terça-feira (26) pela Assembleia Legislativa, com moção de aplauso aprovada pelos 40 parlamentares. O ato foi uma iniciativa do deputado José Milton Scheffer (PP).

A solenidade foi prestigiada com a presença do vereador de Jacinto Machado Agrício Abel Gonçalves e pelo ex-vereador Antônio Pereira, ambos do MDB, e familiares do sargento. No dia 1º de fevereiro deste ano, o policial atendeu ocorrência na qual uma criança de 1 ano e 9 meses estava na creche e se engasgou com o líquido da mamadeira. A criança, já desmaiada, foi socorrida pelo sargento que aplicou o procedimento conhecido como a “manobra de Heimlich”, reanimando a criança.

Para o deputado José Milton Scheffer, o procedimento, bem como o preparo e o desprendimento do policial em ação, resultou no salvamento da vida desta criança para alegria de todos. “Atitudes como esta enaltece ainda mais o brilho da nossa Polícia Militar, elevando a admiração do povo catarinense e sendo exemplo para as demais polícias militares do nosso país.” O parlamentar enfatiza que a homenagem da Assembleia tem como objetivo inspirar outras pessoas a se prepararem para missões como essa, a de salvar vidas.

O sargento Valdinei Pascoali relatou que quando ingressou na Polícia Militar participou de cursos de primeiros socorros e neste dia, em Jacinto Machado, estava preparado para atender a criança. “Essa homenagem que a gente recebe do Parlamento catarinense é importante, é o povo catarinense nos concedendo essa homenagem, apesar do que, como disse ao deputado, a homenagem mais gratificante é a da mãe, que quando recebe em seus braços o filho vivo, nos dá um simples obrigado. Esse reconhecimento nos enche de orgulho e tem a função de inspirar as outras pessoas a buscarem treinamento para salvar vidas.”

Voltar