Saretta fala sobre recursos para saúde e participação popular
Eleito para o segundo mandato consecutivo, o deputado Neodi Saretta (PT) pretende posicionar-se como oposição propositiva. Foi o que disse em entrevista ao jornalista Jucinei Cardoso no programa “Fala Deputado”, da TVAL, que vai ao ar na segunda-feira (16), às 12h30. A defesa de recursos para a saúde continuará sendo uma bandeira do parlamentar.
“De nada adianta subir na tribuna para criticar e não propor soluções. A crítica é necessária, mas apresentar propostas e sugestões é fundamental”, disse Saretta, reconhecendo a importância do papel fiscalizador do parlamentar.
A saúde, prioridade número um da população, será enfocada nas ações do deputado. Ele defende que o Estado aplique na área mais do que o mínimo constitucional (12%). As três esferas de poder precisam investir mais recursos em saúde – União, estados e municípios, frisou o deputado. Além de recursos, ele defende a regionalização dos atendimentos, pois acredita que equipando bem os hospitais municipais e regionais seria possível diminuir o fluxo de pacientes para a Capital.
A participação da comunidade nos espaços de decisão conta com a simpatia do parlamentar, que continuará sendo um defensor do Orçamento Regionalizado. “É um dos poucos mecanismos que a população tem para indicar obras e serviços.” O petista almeja o aperfeiçoamento desse mecanismo e sugere que as regiões se organizem para participar das audiências públicas e apresentar as demandas regionais.
Projeto aprovado
Um dos projetos mais importantes que Saretta já fez, na opinião dele, foi aprovado em 2014 e trará repercussões na participação direta dos cidadãos. Recém sancionada pelo governador, a Lei 16.585, de 15 de janeiro de 2015, possibilita que o eleitor subscreva (assine) um projeto de lei de iniciativa popular por meio eletrônico. Na prática, uma campanha de coleta de assinaturas para apresentação de um projeto popular poderá ser feita pela internet, sem a necessidade de circulação de abaixo-assinados em papel. Pelas regras constitucionais, uma lei de iniciativa popular precisa ser assinada por 1% do total de eleitores do estado, distribuídos em 20 municípios, com pelos menos 1% do eleitorado de cada um deles.
Assista
Acompanhe a entrevista completa do deputado Neodi Saretta ao programa “Fala Deputado”, exibido pela TVAL no canal 16 da NET. Os telespectadores da Grande Florianópolis podem sintonizar a emissora legislativa em sinal aberto no canal 61.3. O conteúdo também será disponibilizado em breve no site da RádioAL e no canal de vídeos da Assembleia Legislativa.
Links:
TVAL
http://agenciaal.alesc.sc.gov.br/index.php/tval/assista_tval
Rádio AL
http://agenciaal.alesc.sc.gov.br/index.php/radioal/programas_single_radioal/fala-deputado/155
Vídeos
https://www.youtube.com/user/assembleiasc
Agência AL