Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/05/2013 - 12h20min

Sapecada da Canção Nativa é destaque na Festa do Pinhão, em Lages

Imprimir Enviar

A eliminatória nacional da 21ª Sapecada da Canção Nativa movimentou o palco nativista da Festa Nacional do Pinhão na noite de sábado (25). A comissão julgadora classificou 12 canções para a etapa final do festival, que ocorre neste domingo (26), a partir das 20h. Também participam as três primeiras colocadas e a música mais popular da 13ª Sapecada da Serra Catarinense, destinada apenas aos compositores do estado. Na edição deste ano, as duas mostras competitivas somaram 716 inscrições.

As canções vencedoras da fase regional foram escolhidas na sexta-feira (24), no parque de exposições Conta Dinheiro. Os primeiros lugares ficaram com as composições “Quando meu canto passar” (autoria de Rafael Ferreira, Vitor Amorim e Maicon Oliveira), “Águas” (de Felipe Silveira e Arthur Boscato) e “Recado” (de Aldo Martins Neto e Ricardo Oliveira). A música mais popular foi “Dois Tropeiros” (de Aldo Martins Neto e Adilson Oliveira).

Nos anos anteriores, apenas a primeira colocada e a canção mais popular subiam no palco da final da 21ª Sapecada da Canção Nativa. Segundo os organizadores, a novidade possibilita que mais representantes da serra participem do festival de nível nacional.

A Sapecada da Canção Nativa é um festival de músicas nativistas inéditas criado em 1993. Desde o seu surgimento, o evento está inserido na programação da Festa do Pinhão. O nome foi dado ao festival para reforçar a lembrança de um hábito típico da região serrana dos campos de Lages. A sapecada é a forma mais primitiva do consumo do pinhão, que é assado numa fogueira feita com grimpas (galhos) do pinheiro.

O festival tem como objetivos a preservação das raízes culturais; a divulgação da história e dos costumes da região serrana; e a promoção do intercâmbio artístico cultural dos segmentos musicais de Santa Catarina e região com os demais estados do Brasil e países vizinhos. “Além de termos nossos usos e costumes retratados através das canções, os festivais também são importantes para revelar no cenário cultural da música gauchesca novos compositores e intérpretes”, disse Carla Arruda, idealizadora e organizadora das Sapecadas.

A programação da 25ª Festa Nacional do Pinhão segue até o dia 2 de junho. O evento conta com apoio da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Mais informações no site www.festadopinhao.com

 

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar