Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/05/2013 - 18h00min

Santa Catarina terá Plano de Políticas Públicas sobre as Drogas

Imprimir Enviar
Reunião da Comissão de Prevenção e Combates às Drogas. Foto: Carlos Kiliam

Em reunião na tarde desta segunda-feira (6), o presidente da Comissão de Prevenção e Combate às Drogas da Assembleia Legislativa, deputado Ismael dos Santos (PSD), recebeu o secretário-adjunto de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Eleudemar Ferreira Rodrigues, para debater as ações de implementação do Plano Catarinense de Políticas Públicas sobre as Drogas. Segundo o parlamentar, a intenção é somar esforços, a partir de parceiras que estabeleçam políticas interssetoriais, criando definitivamente uma formatação de combate e prevenção às drogas no Estado.

Na ocasião, Ismael ressaltou que, apesar da autonomia que a comissão tem para trabalhar, aderir à proposta do governo de atuar de forma interssetorial, em especial com as secretarias de Saúde, Educação, Segurança, Justiça e Assistência Social, visa um trabalho mais aprofundado para vencer as demandas, os desafios e estatísticas que estão sendo apresentadas.

Em uma breve explanação, Rodrigues explicou que a elaboração de propostas a serem incluídas na construção do Pano são baseadas no trabalho insterssetorial das instituições participantes do 1º Encontro Catarinense de Políticas Públicas sobre Drogas, realizado em novembro de 2012, em Florianópolis. Segundo ele, deste encontro foram planejadas sete oficinas regionalizadas e a participação do grupo interssetorial formado por 40 técnicos do governo responsáveis pela mobilização e a implementação dos colegiados gestores regionais.

Dentro do objetivo principal das oficinas de implementar o colegiado gestor regional e definir prioridades para a elaboração do Plano, Rodrigues destaca que  as oficinas contarão com a participação de 700 profissionais por encontro, com um total de público de 4,9 mil pessoas. “As oficinas serão realizadas no período de maio a novembro de 2013. Em Florianópolis nos dias 21 e 22 de maio, Jaraguá do Sul - 25 e 26 de junho, 23 e 24 de julho em Chapecó, com datas a definir para os encontros em Lages, São Miguel do Oeste, Joaçaba e Criciúma”, informou.     

O secretário-adjunto enfatiza que, dentre os propósitos dos encontros, está a criação de condições de trabalho entre os diversos órgãos governamentais para discussões e alinhamentos referentes às ações de enfrentamento às drogas; a promoção de reuniões e eventos periódicos para discussão de novas estratégias; a melhoria na qualidade de vida dos usuários e o fortalecimento dos vínculos familiares; além da inserção ou reinserção do usuário no mercado de trabalho e no contexto social. “Durante o evento cada grupo de trabalho vai sugerir três ações estratégicas e diretrizes para elaboração do plano. A ideia é partir do que cada instituição já tem e agregar novos projetos por meio de ações conjuntas para aprimorar o enfrentamento às drogas em Santa Catarina”, frisou.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar