Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/09/2013 - 12h45min

Santa Catarina perde ex-deputado Otair Becker

Imprimir Enviar
Ex-deputado Otair Becker.

Faleceu no dia de ontem (12), em Blumenau, aos 78 anos, o empresário e político Otair Becker, em decorrência de uma parada cardíaca, dois dias após ter se submetido a uma cirurgia de retirada de um carcinoma no fígado.

Natural de Itaiópolis, no Planalto Norte, dividiu a vida entre o público e o privado. Foi prefeito de São Bento do Sul (1966-1970), senador (1975-1979) e deputado estadual (1983-1987). Era casado com Dolores Becker e tinha três filhos, três noras, quatro netas e dois netos.

No campo empresarial, esteve durante muitos anos à frente da Oxford Porcelanas, marca mundialmente conhecida. Transformou uma pequena cerâmica na maior fabricante de louças da América Latina. Presidiu ainda a SCGás de 2003 a 2006.

Entre títulos de cidadão honorário em municípios, medalhas ao mérito e prêmios, recebeu, em agosto de 2007, a Medalha Anita Garibaldi, principal honraria concedida pelo governo do Estado de SC.

Sua morte coloca de luto o estado de Santa Catarina, em especial o município de São Bento do Sul, onde acontecerá o enterro hoje (13), às 15 horas.

Legado político e humano
Segundo Apolinário Ternes, jornalista e historiador que resgatou em biografia a vida de Otair Becker, mesmo em cadeira de rodas, conseqüência de dois acidentes vasculares cerebrais, em 2005 e 2010, o empresário mantinha atividade constante, se valendo de ajudantes, enfermeiros, secretárias, motoristas e sempre esteve ao lado da mulher Dolores, igualmente vítima de AVC, em 2011.

“Otair Becker foi um desses homens de dimensão singular: generoso na capacidade de trabalho, produtivo nas realizações e, acima de tudo, conectado na vida, no mundo e no futuro”, resume o historiador, autor do livro – A Arte de Fazer – A vida de um gigante.
 

Agência AL
Agência AL

Voltar