22/09/2009 - 17h50min
Santa Catarina participa do Dia Mundial Sem Carro
Em 1990 foi criado, na França, o Dia Mundial sem Carro, comemorado em 22 de setembro. Desde então várias cidades, inclusive no Brasil, vêm aderindo ao movimento global de conscientização sobre os padrões de consumo da sociedade moderna. O tema foi recorrente durante a sessão ordinária de hoje (22), com deputados manifestando apoio à iniciativa e à participação do Estado catarinense, que pela primeira vez integra a mobilização.
A campanha, que tem como propósito retirar o máximo de carros das ruas e com isso reduzir a emissão de gases do efeito estufa, contou com a participação de algumas cidades catarinenses, entre elas Florianópolis e Blumenau. De acordo com o deputado Jean Kuhlmann (DEM), representante de Blumenau no Parlamento catarinense, o município adotou um sistema municipal de aluguel de bicicletas, com vários pontos de ciclovias e ciclofaixas que facilitarão a vida da população. “O sistema funcionará das 6 às 22 horas, todos os dias, e tem como objetivo facilitar a locomoção da sociedade sem precisar do veículo motorizado. Esse é um investimento economicamente viável e de extrema utilidade para a população, em especial para os que precisam circular pelo centro”, comentou.
Na oportunidade, o deputado Professor Sérgio Grando (PPS) parabenizou a iniciativa de Blumenau, lembrando que em Florianópolis, durante todo o dia da mobilização, ônibus extras com partidas dos terminais de integração estão circulando. Com a mesma visão, o deputado Pedro Uczai (PT) lembrou que a Assembleia Legislativa possui uma resolução que aborda o tema. “Essa é uma excelente oportunidade para o Poder Legislativo implantar um bicicletário para os funcionários que desejam aderir à ideia. Porém, oferecendo uma estrutura adequada para sua funcionalidade,” acrescentou.
Entre as manifestações, o deputado Ismael dos Santos (DEM) reforçou que se a sociedade aderir a outros meios para locomoção, as cidades terão um clima melhor e a preservação do meio ambiente será reforçada. O programa de aluguel de bicicletas foi lançado oficialmente na sexta-feira. “No ano passado, municípios de 36 países realizaram a mobilização sem carro. No Brasil, o início da manifestação foi em 2001”, lembrou. (Tatiani Magalhães/Divulgação Alesc)