Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/01/2016 - 09h23min

Santa Catarina oferece diversos destinos para conhecer e aproveitar

Imprimir Enviar
Arte: Saul Oliveira/SOL (Divulgação)

O estado de Santa Catarina é dividido em dez regiões turísticas e cada uma oferece diferentes opções para aproveitar as férias. Desde praias agitadas a calmas paisagens rurais, o território catarinense tem atrativos para diversos públicos e perfis. A variedade cultural também é imensa, já que há traços de 23 povos colonizadores – característica que diversifica também a gastronomia do estado.

Conheça os principais destinos:

- Caminho dos Canyons
Quem está em busca de aventura e contato com a natureza certamente ficará satisfeito com a exuberância da paisagem na região Caminho dos Canyons, que abriga o Parque Nacional de Aparados da Serra e a Serra Geral. Expedições levam o visitante para conhecer os paredões de pedra que marcam a divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com destaque para os canyons Itaimbezinho, em Praia Grande, Amola Faca, em Timbé do Sul, e o Fortaleza, em Jacinto Machado.

A região agrega 15 municípios com boa estrutura turística. As operadoras de ecoturismo oferecem atividades como trekking, canyoning, rapel, boiacross, passeios a cavalo, cicloturismo e off-road, entre outras. Também conta com belas praias com largas faixas de areia que fazem a alegria dos veranistas, além da magnífica vista do Morro dos Conventos, em Araranguá.

- Caminhos da Fronteira
No Extremo-Oeste de Santa Catarina, os atrativos turísticos combinam diversidade cultural, riqueza histórica e contato com a natureza - o ecoturismo é uma das atividades mais promissoras da região. O Marco das Três Fronteiras, em Dionísio Cerqueira, é símbolo de integração entre Brasil e Argentina e da religiosidade dos dois povos, uma vez que abriga as imagens de Nossa Senhora Aparecida e da Virgem de Lujan. A poucos metros, fica o Memorial da Fronteira, que indica aos visitantes que do outro lado da rua já é território argentino.

Outro atrativo da região é o Museu Histórico Edvino Carlos Hölscher, em Guaraciaba, um dos maiores do Brasil em área rural. O acervo, com mais de sete mil peças, mostra como era a vida de nossos antepassados.

Itapiranga, famosa por ter organizado a primeira Oktoberfest de Santa Catarina em 1978, está às margens do Rio Uruguai. Um passeio interessante para quem visita a cidade é a travessia de balsa até Barra do Guarita e Pinheirinho do Vale – ambas no Rio Grande do Sul.

- Caminho dos Príncipes
Reunindo belas paisagens litorâneas e recantos rurais, a região do Caminho dos Príncipes é um dos roteiros de Santa Catarina que encanta os visitantes pela diversidade. Uma boa dica é o passeio de barco entre Joinville e São Francisco do Sul, que oferece uma bela vista da Baía da Babitonga e de várias de suas ilhas. Outro destaque é o casario colonial formado por mais de 150 prédios históricos do Centro da ilha de São Francisco, sendo um deles sede do Museu Nacional do Mar, único do gênero no Brasil.

Jaraguá do Sul é sede do parque Malwee, com 1,5 milhão de m² de área verde aberta ao público, que inclui restaurante, praças, lagos e área para esportes náuticos. Outro passeio histórico é oferecido na Maria-Fumaça que sai de Rio Negrinho e chega a São Bento do Sul. O percurso de 42 km de descida pela Serra do Mar passa por diversos túneis, pontes e rios. Para quem aprecia o ecoturismo, a região é um ótimo destino. Atividades como trekking, voo livre, rapel, escalada, mountain bike, canoagem e boiacross podem ser praticadas nos rios, vales e morros cobertos de mata atlântica preservada de diversos municípios.

- Costa Verde e Mar
A beleza do litoral catarinense atinge seu auge em muitas de suas praias, onde a cor verde-esmeralda da água predomina, especialmente em Porto Belo e Bombinhas. O principal destino turístico da região é a movimentada cidade de Balneário Camboriú, que conta com uma grande infraestrutura hoteleira e de comércio e serviços, diversas praias, restaurantes e casas noturnas. O Parque Unipraias é um dos principais atrativos, com bondinhos aéreos que proporcionam uma bela vista panorâmica. Um pouco mais ao norte, em Penha, está o Parque Beto Carrero World, com mais de cem atrações para toda família. Em Balneário Piçarras, o visitante pode conhecer o recém inaugurado Museu Oceanográfico.

Um dos maiores e mais tradicionais produtores de cachaças do Brasil, a cidade de Luís Alves reúne mais de dez alambiques que oferecem visitas e degustação de variados sabores da bebida.

- Encantos do Sul
Indispensável para quem gosta de cidades históricas, como Laguna, terra de Anita Garibaldi, a região Encantos do Sul também agrada amantes de esportes de aventura e ecoturismo. Algumas das mais belas praias e lagoas do Sul do Brasil estão em Imbituba, Garopaba e Jaguaruna, que nos meses de inverno recebem a visita de centenas de baleias-franca. Ainda em Laguna, destaque também para o Farol de Santa Marta, de 1891, o maior em alcance visual da América do Sul.

Outra opção de lazer na região são as estâncias hidrominerais em Tubarão, Gravatal e Santa Rosa de Lima. Além de variadas opções de hospedagem, o visitante conta com boa estrutura de restaurantes e ampla rede de comércio e serviços. Tubarão também conta com o interessante Museu Ferroviário, que abriga vagões e locomotivas a vapor. Para completar o passeio pela cidade, é possível viajar no tempo embarcando numa Maria-Fumaça.

Em Nova Veneza, um dos principais atrativos é a gôndola original de Veneza, na Itália, na qual os visitantes podem embarcar para tirar fotos com o gondoleiro vestido a caráter. A cultura da imigração também é um traço forte na região e interessante sob o viés do turismo. Urussanga, Nova Veneza e Orleans se destacam pela influência italiana na arquitetura, culinária e nas festas típicas, enquanto em São Martinho, Santa Rosa de Lima e Forquilhinha prevalecem os traços da cultura alemã.

- Grande Florianópolis
A natureza diversa e exuberante é o ponto de convergência das cidades dessa região, formada por mar, morros, dunas e bosques da Mata Atlântica. A capital oferece dezenas de praias para os mais variados públicos. Para quem gosta de surfe, as alternativas são a Praia da Joaquina e a Mole, no Leste da Ilha, e ainda a Guarda do Embaú, na vizinha cidade de Palhoça. O passeio pelo centro histórico e pelo Mercado Público é um dos pontos altos para os visitantes, que podem aproveitar a gastronomia e o artesanato local.

Para aqueles que apreciam o turismo hidrotermal, a região oferece duas instâncias: Santo Amaro da Imperatriz e Águas Mornas, cujas águas brotam da terra a 39 graus. As paisagens rurais e bucólicas de Rancho Queimado, São Bonifácio e São Pedro de Alcântara também merecem ser visitadas, sobretudo pelos traços da colonização alemã e pela culinária regional. Na Grande Florianópolis, estão as duas praias certificadas pelo Programa Bandeira Azul para a temporada 2015/2016: Lagoa do Peri, na Capital, e Praia de Palmas, em Governador Celso Ramos.

- Grande Oeste
Cascatas e cachoeiras são abundantes na paisagem campeira do Grande Oeste catarinense e um refúgio especial para os turistas. Destaque para o Parque das Quedas, em Abelardo Luz, a Cachoeira dos Vicenzi, em Ponte Serrada, e a Cachoeira Salto Saudades, em Quilombo.
O Mirante da Ferradura, em Chapecó, oferece ao visitante a surpreendente vista do Rio Uruguai. Com a instalação da Hidrelétrica Foz do Chapecó, o distrito de Goio-Ên, a 23km do centro, apostou no turismo e oferece boa infraestrutura para receber os visitantes. Na divisa entre RS e SC, é possível se divertir na maior tirolesa interestadual do país.

Também as estâncias hidrotermais são muito procuradas, tanto pelas opções de diversão quanto pelas qualidades terapêuticas. Águas de Chapecó, Palmitos, São Carlos, Quilombo e Caibi formam a Rota das Termas e estão cada vez mais investindo no melhor atendimento turístico. Outro atrativo na região são os pesque-pague.

- Serra Catarinense
No verão, a Serra é uma excelente opção para quem prefere temperaturas mais amenas e um pouco mais de tranquilidade para recarregar energias. O turismo rural é predominante nos municípios da região, com pousadas e hotéis-fazenda que dispõem de estrutura para todas as idades, além de rica e diversificada culinária campeira.

A Serra do Rio do Rastro, em Bom Jardim da Serra, a Serra do Corvo Branco e o Morro da Igreja, em Urubici, são paradas obrigatórias para quem passa pela região, que fica a apenas duas horas de carro da Capital. Do alto do Morro da Igreja, avista-se a Pedra Furada, ponto de referência do limite entra Urubici, Bom Jardim da Serra e Orleans.

Quem busca aventura e adrenalina pode escolher entre cavalgadas, trekking, rapel, canyoning, mountain bike e tirolesa. Outras atividades bastante requisitadas pelos visitantes são a pesca esportiva da truta e as visitas às vinícolas da região.

- Vale do Contestado
Com mais de cem cascatas e cachoeiras, a região atrai turistas que gostam de relaxar em meio à natureza. A paisagem preservada é um convite à prática de esportes de aventura. Há também águas termais, principalmente em Piratuba e Itá. Esse último abriga uma atração exótica: as torres de uma antiga igreja emergem no meio da represa da Usina Hidrelétrica de Itá, inaugurada no final do século passado.

A região foi palco de um dos maiores conflitos sociais da história do país, a Guerra do Contestado (1912-1916), que colocou em confronto os camponeses e o Governo Federal da época. A memória da guerra encontra-se preservada em museus, monumentos, sítios históricos e espaços de peregrinação religiosa, principalmente nos municípios de Caçador, Irani, Fraiburgo, Curitibanos e Canoinhas.

Joaçaba é destino turístico para centenas de pessoas no Carnaval. Treze Tílias é outro destaque cultural. Ali os colonizadores da região do Tirol transformaram a cidade em um verdadeiro pedacinho da Áustria: com sobrados brancos com detalhes em madeira e floreiras nas janelas, a gastronomia, as tradições, festas e as danças típicas.

- Vale Europeu
A herança cultural dos povos colonizadores é o destaque dessa região turística. Blumenau e Pomerode são ícones da arquitetura e gastronomia alemãs. Para viajantes com crianças, uma dica é conhecer o Zoológico de Pomerode, com mais de 200 espécies de animais, 19 delas ameaçadas de extinção.

Para quem aprecia o turismo religioso, a região abriga santuários católicos, igrejas e grutas dedicadas a diversos santos. O município de Nova Trento é o segundo destino religioso mais visitado do Brasil, atrás apenas de Aparecida do Norte, em São Paulo. Lá foi construído o Santuário Santa Paulina – dedicado à primeira santa brasileira.

Algumas cidades do Vale Europeu são conhecidas como destinos para o turismo de compras. Brusque, por exemplo, é um dos principais polos têxteis do país, com artigos de cama, mesa, banho e vestuário. Já no ramo calçadista, o município de São João Batista é que se destaca, com vendas diretas pelas fábricas em pavilhões da SC-411.

A geografia da paisagem do Vale é um convite aos amantes do ecoturismo e dos esportes de aventura. Diversas cidades apostam na prática de ciclismo, trekking, rapel, cascading, canyoning, mountain biking, voo livre e parapente. Outra atração natural imperdível fica na cidade de Botuverá, que abriga a maior caverna do Sul do país e uma das mais belas da América Latina.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte

Voltar