Estado pode sediar Congresso Internacional sobre Envelhecimento
O governador Raimundo Colombo (PSD) manifestou apoio à proposta de realizar em Santa Catarina o Congresso Internacional sobre o Envelhecimento no segundo semestre de 2014, apresentada pelo presidente da Federação Internacional sobre o Envelhecimento (IFA), Krishnamurthy Gangadharam, em audiência na manhã de hoje (16). O evento deve ser realizado no mês de setembro, reunindo participantes de todo o mundo, com a presença de pesquisadores renomados.
Também participaram da audiência na Casa da Agronômica a deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB); o secretário estadual de Assistência Social, Trabalho e Habitação, João José Cândido da Silva; e representantes do Conselho Estadual do Idoso.
Colombo destacou que Santa Catarina lidera o indicador de expectativa de vida no país, com 77 anos, e pode se tornar referência nacional no tema envelhecimento saudável. “O Brasil está mudando o seu perfil e esse evento será importante para nos prepararmos para o futuro. É muito importante essa integração com o que se faz de mais moderno e eficiente no mundo todo. Sediar um congresso internacional aqui é um privilégio de desenvolvimento, é uma oportunidade de ouro que temos que aproveitar”, disse.
A deputada Dirce, que preside o Fórum Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa, declarou estar satisfeita com o resultado da audiência. “Estou emocionada com o posicionamento do governador, com esse sinal verde para trazermos esse grande congresso para Santa Catarina”.
Encontro estadual
O governador propôs, ainda, a realização de um encontro estadual preparatório para o congresso internacional. “Assim discutiremos mais essas questões e também buscaremos desenvolver o nosso mecanismo de trabalho”.
Para o secretário de Assistência Social, Trabalho e Habitação, João José Cândido da Silva, as políticas públicas do estado voltadas às pessoas idosas seguem as tendências mundiais. “Trabalhamos pela desospitalização, pelo desasilamento e para fazer com que os idosos tenham ocupações, autonomia, e voltem ao seio da família, evitando que se rompam os vínculos afetivos”, explicou. Conforme o secretário, 12% da população catarinense é idosa, o que corresponde a cerca de 800 mil habitantes.
Na opinião do médico indiano Gangadharam, esse evento estadual proposto pelo governador demonstra o nível de envolvimento com a causa. “É importante que o estado se prepare para um evento dessa magnitude, em que nos reunimos para aprender mais sobre o envelhecimento”.
Visita ao estado
O médico indiano Gangadharam veio a Santa Catarina a convite da deputada Dirce Heiderscheidt, que em 2012 participou da 11ª Conferência Global sobre Envelhecimento, promovida pela IFA em Praga, República Tcheca.
A atuação da IFA, que tem 64 países associados, é focada na melhoria da qualidade de vida dos idosos em todo o mundo. Segundo o seu presidente, a meta é chegar a 100 filiados até o final de 2013.
O próximo congresso internacional promovido pela federação será realizado em Istambul, na Turquia, em outubro deste ano. Já a conferência global, evento que ocorre de dois em dois anos, será sediada na Índia, em 2014.
Agenda de Gangadharam em Santa Catarina
Terça-feira (16 de abril)
À tarde, o presidente da IFA fala no plenário da Assembleia Legislativa sobre a federação.
Quarta-feira (17 de abril)
Visita aos projetos Cidade do Idoso e Faculdade da Melhor Idade, em Chapecó.
Quinta-feira (18 de abril)
No período da manhã, visita ao Grupo de Estudos da Terceira Idade (Geti) da Udesc e ao Núcleo de Estudos da Terceira Idade (Neti) da UFSC.
Rádio AL