Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
28/05/2015 - 17h27min

Santa Catarina e Japão avaliam projetos de cooperação

Imprimir Enviar
Deputado Gelson Merisio destaca em reunião na Jica parceria entre Japão e Santa Catarina FOTO: Jucinei Cardoso/Agência AL

"Uma viagem rápida, mas altamente positiva" foi como o presidente da Assembleia Legislativa e chefe da delegação catarinense, deputado Gelson Merisio (PSD) avaliou os resultados dos contatos estabelecidos pela comitiva estadual que visita o Japão em busca de novas oportunidades para Santa Catarina. A agenda de compromissos começou pela cidade de Kanazawa, na Província de Ishikawa. O grupo participou do IX Encontro da Rede de Cidades Criativas da Unesco, que pela primeira vez teve a participação de uma delegação catarinense. No ano passado, Florianópolis foi reconhecida como uma das oito cidades gastronômicas do mundo pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura. O título é resultado de um esforço iniciado em 2009 e que dará à capital muito trabalho daqui em diante, como ressaltou a secretária de Turismo de Florianópolis, Elizenia Prado Becker. “Após essa certificação, nós temos todos os compromissos assumidos com a Unesco, dizendo qual é a nossa competência e como nós vamos trabalhar a interligação entre o artesanato, a cultura e a gastronomia da cidade”, lembrou a titular da pasta.

Durante o encontro, a capital catarinense apresentou a candidatura da cidade para ser a sede do evento em 2017, uma vez que no ano que vem as discussões serão na Suécia. Florianópolis disputa a vaga com as cidades de Nassau (Bahamas), Fabriano (Itália) e Enghien-les-Bains (França). O primeiro indicativo de que o município tem chances de ser escolhido para receber o evento veio com o convite para que Florianópolis lidere as cidades gastronômicas na organização do coquetel da Assembleia Geral em comemoração aos 70 anos da Unesco, que acontece na França em novembro deste ano. Um reconhecimento que o presidente do Legislativo catarinense considera de suma importância não só para a capital, mas para o Estado como um todo. “Isso coloca Florianópolis e Santa Catarina no mapa da Unesco, que é uma entidade de referência para todos os outros países. Quando se atribui a responsabilidade de organizar um evento da Unesco em Paris a uma cidade de Santa Catarina, isso demonstra por si só o quanto são qualificados os quadros de Florianópolis”, destacou o parlamentar.

De Kanazawa, a delegação partiu para Tóquio, onde o presidente representou o Estado em vista à sede da Jica (Agência Japonesa de Cooperação Internacional). O órgão do governo japonês responsável pela implementação da assistência oficial aos países em desenvolvimento é um dos principais parceiros do Estado na articulação de projetos de cooperação em áreas como o enfrentamento de catástrofes naturais. Em conversa com o diretor assistente da Divisão da América do Sul, América Latina e Caribe da Jica, Kobayashi Chiak, Merisio falou dos desafios Santa Catarina na área que sofre com as intempéries de forma cíclica. Na última delas, em abril deste ano, o Estado foi atingido por tornados. O parlamentar relatou os prejuízos à cidade de Xanxerê, município mais castigado pelos ventos fortes, e destacou a união de esforços entre a Jica e a Defesa Civil Estadual no sentido de reforçar as ações de prevenção. “O secretário-adjunto da Defesa Civil de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli, está aqui fazendo um treinamento de 35 dias para que possamos dar respostas qualificadas quando tivermos eventos como o tornado de Xanxerê, além de avançar na prevenção, na informação e acima de tudo nas respostas quando elas ocorrerem. É evidente que teremos outros eventos, por isso é importante que estejamos preparados. Estarmos juntos com os melhores do mundo nesta área, que são os japoneses, é extremamente importante”, avaliou o presidente.

Os investimentos na área de saneamento básico também foram tema da conversa com o diretor da Jica que falou sobre as relações de cooperação que a Agência mantém com Santa Catarina através da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). Uma missão técnica deve visitar o Estado entre o final de julho e o início de agosto para avaliar a possibilidade de dar sequência ao projeto elaborado pela Casan de implantação de estações de tratamento e canalização de esgoto em Santa Catarina. “Se a análise for positiva, vamos viabilizar uma cooperação financeira para que a Casan implemente as obras planejadas”, garantiu Chiak. O deputado destacou a importância da ação por parte da Agência que já tem um amplo programa de investimentos nas cidades balneárias de Santa Catarina. “Agora precisamos levar esses recursos, essa participação e essa tecnologia para outros municípios do Estado para que possamos ter uma melhora nesse índice que ainda não é bom para Santa Catarina, que é a cobertura de esgoto e, sobretudo, a qualidade nos serviços prestados pela Casan.”
Antes de embarcar de volta para o Brasil, o chefe da delegação catarinense ressaltou a importância da viagem. Segundo ele, a aproximação é uma forma de demonstrar a disposição de Santa Catarina não só no sentido de trocar experiências, mas principalmente fortalecer as relações com o Japão. “Isso nos deixa com informações atualizadas, com os canais operantes e com as portas abertas para novos eventos, novas missões e um intercâmbio com Santa Catarina. Nosso Estado é pequeno e por isso mesmo precisa estar interligado com o mundo”, conclui o parlamentar.

Voltar