Samu será tema de audiência pública na próxima segunda-feira (31)
A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa realiza na segunda-feira (31) audiência pública para discutir o serviço oferecido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Santa Catarina. O encontro será no Palácio Barriga Verde, às 14 horas. Conforme a presidente da comissão, deputada Ana Paula Lima (PT), foram convidados para reunião prefeitos, secretários municipais de saúde e demais autoridades envolvidas com o Samu no estado.
“Nosso objetivo é discutir a situação do Samu, que oferece um importante serviço, mas que infelizmente foi privatizado pelo governo estadual em Santa Catarina e não vem atendendo bem a população. Nós queremos que o Samu volte para a Secretaria de Estado da Saúde”, explicou a deputada.
Projeto aprovado
Na reunião da Comissão de Saúde, na tarde desta quarta-feira (26), os membros do colegiado aprovaram o parecer favorável da relatora, Ana Paula Lima, ao Projeto de Lei (PL) 264/2015, de autoria de Jean Kuhlmann (PSD), que institui a Semana Estadual de Incentivo ao Ciclismo em Santa Catarina. Conforme o parlamentar, o objetivo é estabelecer parcerias entre estado e municípios, além de organizações e entidades ligadas ao ciclismo, para estimular o uso desse veículo.
A data será celebrada durante a semana de 22 de setembro, Dia Mundial sem Carro. Segundo a relatora da matéria, a iniciativa é importante na resolução dos problemas de mobilidade urbana e segue políticas públicas consagradas já adotadas em várias cidades pelo mundo, como Copenhague (Dinamarca) e Barcelona (Espanha). O projeto também colabora para a saúde da população, conforme Ana Paula, ao estimular o uso de um meio de transporte que possibilita atividades físicas, além de não gerar poluição do ar e sonora.
Na reunião desta terça, os deputados da comissão também aprovaram o convite, por solicitação do deputado Fernando Coruja (PMDB), para entidades ligadas à psiquiatria divulgarem as atividades do Setembro Amarelo, campanha mundial de prevenção ao suicídio, e do Congresso Brasileiro de Psiquiatria, que será realizado em novembro, em Florianópolis, e deve reunir entre 7 mil a 8 mil profissionais da área.
Também participaram da reunião os deputados Dalmo Claro (PMDB) e Cleiton Salvaro (PSB).
Agência AL