Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/07/2020 - 11h52min

Sala de Situação Digital Covid-19 deve orientar decisões nos municípios

Imprimir Enviar
Deputada Marlene Fengler (no alto, à direita) representou a Alesc no lançamento da sala de situação Covid-19. FOTO: Reprodução

A deputada Marlene Fengler (PSD) representou a Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (15), na reunião virtual de lançamento da Sala de Situação Digital Covid-19 (SSD), lançada pelo Núcleo Intersetorial de Inteligência de Dados que vai trabalhar no enfrentamento da pandemia de coronavírus.

A Sala de Situação Digital possibilita o acesso dos municípios a um banco de dados atualizado diariamente com informações como número de casos confirmados; número de óbitos; análise por regional de saúde e município; informações sobre os leitos disponíveis no Estado de Santa Catarina e sua taxa de ocupação; modelo epidemiológico desenvolvido para Santa Catarina e macrorregiões de saúde, utilizando o que foi criado pelo Imperial College de London, com relatório semanal para consumo imediato; entre outras informações. As ferramentas foram desenvolvidas a partir dos dados obtidos em diversos sistemas oficiais de informação e os resultados se baseiam nas informações alimentadas pelos profissionais de saúde responsáveis por esses sistemas em cada município.

O núcleo é uma parceria do governo do Estado, Social Good Brasil, Ciasc, Alesc, Ministério Público, Tribunal de Justiça, UFSC, Data Science Brigade, Associação Catarinense de Medicina (ACM), Aquarela Data Analytics, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, entre outras instituições.
As informações disponibilizadas devem servir como um norte aos gestores municipais na tomada de decisões estratégicas no controle e combate da doença, de acordo com a deputada Marlene Fengler. A SSD é um dos seis produtos da frente de inteligência de dados que consolida e adapta um conjunto de ferramentas de inteligência de dados e análise para o contexto dos municípios catarinenses.

“É um produto inédito disponibilizado para todos os municípios, Cosems e Regionais de Saúde por meio do ambiente ‘Lista de Espera SUS’, mantido pelo MPSC, ao qual todas as secretarias municipais de saúde já têm acesso”, explicou a deputada.

A parlamentar acrescentou que as entidades envolvidas nesta ação acreditam que essas ferramentas são estratégicas e instrumentos importantes de apoio à decisão e à governança para cada município, pois informação e transparência de dados são poderosos catalisadores para a construção do engajamento da população que, bem informada, consciente e confiante nas decisões de seus governantes, certamente cumprirá as medidas de isolamento e de contenção necessárias ao enfrentamento da pandemia.

“O objetivo principal dessa união de esforços é preservar vidas por meio da informação e da transparência. Eu acredito muito nessa iniciativa que ofertará aos gestores municipais e estaduais inteligência de dados científicos e confiáveis, conhecimento e informações que possam tornar suas decisões no enfrentamento à Covid-19 mais assertivas, além de conseguirem acompanhar os resultados”, explicou Marlene.

Voltar