São José sedia etapa de campeonato de basquete em cadeira de rodas
Teve início ontem (11), no ginásio Nadir Macedo, em São José, a etapa do Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas. Seis equipes catarinenses, duas paranaenses e uma gaúcha disputam o torneio que qualifica os dois representantes regionais que participarão do campeonato brasileiro da divisão de acesso, em dezembro deste ano.
O evento, que prossegue até o dia 14, é promovido pela Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos (Aflodef) e conta com o apoio da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e tem como parceiros a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e a Prefeitura de São José.
Ao todo participam da regional 110 atletas, dentre os quais, dois integrantes da seleção brasileira masculina, que no dia 2 de agosto disputará em Bogotá, na Colômbia, a Copa Panamericana. O mundial da categoria está programado para 2014, na Coreia do Sul.
A modalidade, disse a presidente da Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas (CBBC), Naise Pedrosa, é a mais antiga entre os esportes praticados por pessoas com deficiência no Brasil e é atualmente a que reúne o maior número de atletas. O esporte, contudo, ainda carece de apoio. “Ao todo são 85 clubes cadastrados em todo o país, mesmo sendo este um esporte caro, que exige equipamentos muito específicos”.
Integrante da seleção brasileira desde 1992, Paulo Cesar dos Santos Jatobá destacou a importância dos certames regionais para a descoberta de novos talentos. “Estes torneios são fundamentais para que possamos revelar novos atletas. Atualmente estamos entre as dez melhores seleções do mundo, mas queremos nos qualificar cada vez mais e chegar no topo”, disse.,
De acordo com o presidente da Aflodef, José Roberto Leal, o Zezinho, é a primeira vez que o campeonato é realizado na Grande Florianópolis, o que contribuirá para a inclusão social dos cadeirantes. “Este é um grande incentivo para os nossos atletas e trará uma repercussão muito positiva na nossa sociedade”.
Agência AL