São João do Itaperiú realiza a Festa Estadual da Carne
FOTO: Solon Soares/Agência AL
Entre os dias 11 e 13 de maio, o município de São João do Itaperiú, no Norte de Santa Catarina, realiza a 5ª edição da Festa Estadual Gastronômica da Carne, a Fecarne. Para divulgar o evento, o prefeito Clézio José Fortunato, acompanhado da rainha Tamara Letícia Perger e da 1ª princesa Kaliandra Krahl, ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na tarde desta quarta-feira (2), a convite do deputado Carlos Chiodini (MDB).
Conforme o prefeito, a economia de São João do Itaperiú é voltada para a agropecuária, com destaque para a pecuária de corte (bovinos e ovinos), arroz e banana. Nos últimos anos, o município tem se destacado na produção de carne, tanto que em 2013 foi reconhecida pela Assembleia Legislativa como a Capital Catarinense da Carne.
“Temos cinco frigoríficos, quatro de bovinos e um de ovinos, que têm uma participação muito grande na economia do município”, afirmou Fortunato. Os quatro frigoríficos bovinos abatem em média 350 animais por dia, enquanto a planta para ovinos tem abate 200 cabeças por mês.
A Fecarne será realizada no CTG Estância da Liberdade. Além da festa gastronômica, haverá seminários da carne, da banana e da pitaya; exposições agropecuária e de produtos artesanais e shows musicais. Mais informações podem ser obtidas pelo site oficial do evento.
O deputado Carlos Chiodini destacou que São João do Itaperíu tem se destacado na produção de carnes bovinas de qualidade, que abastecem Santa Catarina e outros estados. “É uma cidade pequena e que encontrou na carne de qualidade, com gado de raças estrangeiras, uma vocação econômica muito forte”, disse. Leonel Pavan (PSDB), Dr. Vicente Caropreso (PSDB), Darci de Matos (PSD), Moacir Sopelsa (MDB) e Cesar Valduga (PCdoB) também se manifestaram sobre a Fecarne.
Agência AL