Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
11/05/2023 - 17h58min

Rotary divulga campanha de multivacinação para poliomielite

Imprimir Enviar
Zé Gotinha e os deputados Napoleão Bernardes e Pepê Collaço
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Com o objetivo de atingir a meta de 95% de crianças imunizadas contra a poliomielite, o Rotary Internacional desenvolve uma campanha de conscientização sobre a importância da vacina para a erradicação da doença, também conhecida como paralisia infantil. O governador do Distrito 4652 do Rotary Internacional, Erlon Cimardi, utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (11) e apresentou números sobre a vacinação em Santa Catarina.

Segundo Cimardi, em agosto do ano passado, a entidade assinou um termo de cooperação técnica com a Secretaria de Estado de Saúde e os números são positivos, mas ainda aquém da meta de 95% de imunizados, estipulada pelo Ministério da Saúde. Em 2021, a cobertura vacinal contra a poliomielite foi de 83,76% e no ano passado Santa Catarina foi o estado com a maior cobertura vacinal de crianças e adolescentes, com 87,27% de imunizados.

“Ainda estamos longe dos 95%, por isso contamos com a ajuda dos parlamentares e de toda a sociedade para alcançar esse percentual. Este ano, até o presente momento, chegamos a 61,29% de imunizados, enquanto em 2022 tínhamos vacinado 47,17% do público-alvo”.

Na oportunidade, Cimardi pediu apoio da Comissão de Saúde para propor alteração ao Projeto de Lei 17.821/2019, que dispõe sobre a obrigatoriedade da carteira anual de vacinação para a matrícula na rede pública e privada de ensino em Santa Catarina. “Nossa sugestão é para que ao invés da carteira, seja apresentada uma declaração emitida por autoridade de saúde, com melhor identificação das vacinas aplicadas, para facilitar a compreensão pelas escolas do preenchimento ou não do calendário de vacinação”, defendeu.

Para conscientizar a população sobre a importância da vacina contra a paralisia infantil, os dois distritos do Rotary Internacional em Santa Catarina lançaram gibis que serão entregues nas instituições de ensino, com informações sobre a doença. Segundo Cimardi, o Brasil está classificado como país de alto risco para retorno da paralisia infantil, devido ao deficiente saneamento básico. “Vacinas salvam vidas. Defender o cumprimento do calendário vacinal é defender a vida sem seqüelas e sem limitações para as nossas crianças”, finaliza.

Poliomielite
A poliomielite é uma doença contagiosa aguda, causada por um vírus que vive no intestino e pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas. Não existe tratamento específico para doença. A única forma de prevenção é a vacinação. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas, conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual. O esquema vacinal contra a poliomielite é de três doses da vacina injetável (aos 2,4 e 6 meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente (gotinha).

Rotary Internacional
O Rotary Internacional é uma instituição de ajuda humanitária com mais de 1,4 milhão de voluntários pelo mundo. Atua em sete áreas de enfoque: promoção da paz, combate às doenças, fornecimento de água limpa, saúde de mães e filhos, desenvolvimento socioeconômico, apoio à educação e proteção ao meio ambiente.

Em Santa Catarina são dois distritos (áreas distribuídas pelo Rotary no mundo) divididos geograficamente pela BR-116.

Deputados destacam atuação do Rotary
Os parlamentares parabenizaram o Rotary Internacional pelo trabalho colaborativo em sociedade. Os deputado Napoleão Bernardes (PSD), Pepê Collaço (PP) e Delegado Egídio (PTB) enalteceram a atuação da entidade de incentivo à vacinação em âmbito mundial, e reconheceram que o poder público deve fazer a sua parte para a implantação de uma política eficiente que contemple todas as crianças.

Gicieli Dalpiaz
Agência AL

Voltar