Romildo Titon assume a presidência da Assembleia Legislativa
O deputado Romildo Titon (PMDB) assumiu na manhã desta sexta-feira (8) a presidência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em substituição ao colega Joares Ponticelli (PP) que, por sua vez, se afasta para assumir o governo do Estado.
As mudanças decorrem das viagens realizadas por Raimundo Colombo (PSD) e o vice, Pinho Moreira (PMDB), programadas para se estender até o dia 17 de novembro. Titon, entretanto, permanecerá no cargo até o dia 25 de novembro, tendo em vista a ida de Ponticelli para Roma, na Itália, para audiência com o papa Francisco, na qual pedirá a canonização da beata catarinense Albertina Berkenbrock.
Titon, que assumirá a presidência do Legislativo de forma efetiva em 2014, cumpre a sua segunda interinidade no cargo neste ano. Nos próximos 16 dias, a agenda do novo presidente inclui sessões solenes fora da Capital e eventos de municípios. Ainda nesta sexta-feira (8), o parlamentar participa da inauguração do novo Sistema de Abastecimento de Água de Campos Novos, e da abertura oficial da 8ª Festa do Chimarrão, em Catanduvas. No sábado (9), estará na abertura das Termas Leonense, Barra do Leão, em Campos Novos, e segunda-feira (11), vai até Campo Belo do Sul para a inauguração da Pequena Central Hidrelétrica João Borges e também participa da sessão solene da concessão de Comenda do Legislativo Catarinense, na Assembleia Legislativa. Durante a passagem pela presidência Titon receberá o título de Cidadão Honorário de Lacerdópolis.
Aquecimento para 2014
Celebrada após uma rodada de chimarrão, a transmissão do cargo foi acompanhada por diversos parlamentares, além de autoridades civis e militares, servidores do Legislativo, familiares e amigos de Ponticelli e Titon.
Enaltecendo a figura do colega, Ponticelli também agradeceu o apoio recebido, destacando a parceria firmada entre os dois e que possibilitou a condução do Parlamento estadual em 2013. “Fico feliz em poder transmitir o cargo a uma pessoa a quem tanto admiro pela lealdade extrema, zelo e dedicação e a quem agradeço muito pelo respaldo. Graças ao clima de parceria e harmonia existente nesta composição, conseguimos avançar em diversos temas durante o ano de 2013”.
Romildo Titon, por sua vez, ressaltou que utilizará a experiência no cargo para preparar a gestão de 2014 e que pretende dar continuidade às ações administrativas já colocadas em curso pelo antigo presidente. “Vou aproveitar este momento de transição para me aprofundar nas questões relativas ao funcionamento da Casa e ir me familiarizando com a nova equipe de trabalho, já com vistas a 2014. Pretendo, com muita transparência, dar prosseguimento aos encaminhamentos dados”, disse.
Entre as prioridades até o final do ano, disse ainda Titon, estão a análise dos dez projetos de lei voltados à Segurança Pública que o governo do Estado enviará nos próximos dias à Assembleia, e também a proposta de alteração do código ambiental.
Trajetória política
Natural de Tangará, Titon começou a carreira política aos 20 anos, quando ocupou a intendência distrital da comunidade de Monte Carlo. Após esse período tornou-se vereador de Campos Novos durante dois mandatos seguidos, de 1976 a 1988. Em seguida foi prefeito do município de 1989 a 1992.
Em 1994, conquista uma cadeira como deputado na Assembleia Legislativa, o primeiro de seus cinco mandatos consecutivos. No período, Titon atuou como líder de governo, 1º e 2º Secretário da Mesa e presidiu por seis anos a mais importante Comissão da Casa, a de Constituição e Justiça (CCJ).
Com foco nas áreas de agricultura, saúde, acessibilidade e infraestrutura, o parlamentar esteve diretamente envido na aprovação de projetos de destaque, entre os quais a criação da microrregião do Planalto Sul, a conclusão da ponte da BR-470, que liga Santa Catarina ao Rio Grande do Sul, e a conclusão da BR-282.
Em 2009, Titon foi ainda relator do Código Ambiental de Santa Catarina, texto que inspirou o debate nacional para a revisão do Código Florestal e do qual também coordena a revisão neste ano.
Agência AL