Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/10/2014 - 13h44min

Romaria de Aparecida leva milhares de fiéis às ruas em Campos Novos

Imprimir Enviar
Cerca de 80 mil fiéis acompanharam a romaria. O deputado Titon marca presença no evento todos os anos. FOTOS: Juliana Stadnik/Agência AL

Neste domingo, 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, milhares de fiéis acompanham no município de Campos Novos, Meio Oeste Catarinense, a 37ª Romaria em devoção à Padroeira do Brasil. A peregrinação teve início nas primeiras horas da manhã, saindo da Paróquia São João Batista e percorrendo aproximadamente quatro quilômetros pelas ruas da cidade até o santuário localizado no bairro Aparecida. 

Considerado o maior evento religioso do Sul do país, a Romaria de Nossa Senhora Aparecida, que este ano traz o tema “Com a Mãe Aparecida, somos solidários na dor”, reuniu cerca de 80 mil romeiros. A fé dos devotos, que de pés descalços ou carregando oferendas à Santa durante a procissão guiada pelo caminhão do Corpo de Bombeiros, que no alto trazia a imagem da Padroeira, revela a mesma intenção entre os fiéis, de agradecimentos às bênçãos de Nossa Senhora Aparecida.

Devoto da Santa, o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Romildo Titon (PMDB), participou da caminhada de fé, como faz todos os anos. Segundo o parlamentar, a romaria representa a todos os catarinenses uma oportunidade de renovar a esperança através da fé depositada em Nossa Senhora Aparecida.

Representante da região no Parlamento catarinense, Titon destacou a importância do evento religioso, que há 37 anos atrai crianças, jovens, adultos e idosos de várias cidades. Em nome de Campos Novos, Titon destacou o carinho com que o município recebe os romeiros de diferentes localidades. “O povo que aqui se encontra reunido neste momento de devoção demonstra através do seu carinho a adoração pela Santa”, frisou.    

A Romaria contou com a presença do prefeito de Campos Novos, Nelson Cruz, que falou sobre a tradição deste evento religioso. De acordo com Cruz, a cidade, a cada ano, prepara-se para receber os fiéis com muito amor. “Buscamos fazer o melhor para que as milhares pessoas que por aqui passam possam agradecer, pagar suas promessas e renovar sua fé”, afirmou. O deputado estadual Valdir Cobalchini (PMDB) e o deputado federal Jorginho Mello (PR) também participaram da romaria. 

Missa
Durante todo o percurso, os peregrinos recitaram o rosário, rezaram e cantaram os cantos religiosos em adoração à Santa. Ao fim da procissão, os romeiros participaram de uma missa realizada no santuário pelo bispo dom Mário Marquez. Ao encerrar a missa, o religioso deu a bênção aos romeiros ressaltando, o quanto o santuário significa para a região onde estão concentrados muitos municípios do Meio Oeste e Oeste catarinense. “Temos aqui uma romaria estadual, onde milhares de devotos vêm em busca de suas graças. Além do santuário temos paróquias na cidade que trazem a padroeira como devota”.

Entre os romeiros, o agricultor José Batista, que há 15 anos participa da procissão com a família revelou emocionado o quanto a romaria representa em sua vida. “Nossa devoção a Nossa Senhora Aparecida sempre nos trouxe grande alegria. de todos os momentos difíceis que vivemos recorremos a ela e fomos atendidos”, afirmou.

Ainda no Santuário, ocorreu a adoração ao Santíssimo e a bênção com imposição das mãos, com o encerramento dos ritos previsto para o fim da tarde.

A romaria
Idealizada pelo Pároco da Paróquia São João Batista, padre João Granzotto, a Romaria acontece desde 12 de outubro de 1977. Com uma réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida trazida do Santuário Nacional, em Aparecida do Norte (SP), a procissão não parou mais de crescer desde então.

A primeira Romaria de Nossa Senhora Aparecida contou com apenas 150 pessoas, mas a fé reuniu inúmeros fiéis ao longo desses anos a maior romaria do sul do Brasil. Estima-se que neste domingo (12), mais de 70 mil pessoas tenham participado das celebrações.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar