Romaria de Aparecida leva milhares de fiéis às ruas em Campos Novos
Neste domingo, 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, milhares de fiéis acompanham no município de Campos Novos, Meio Oeste Catarinense, a 37ª Romaria em devoção à Padroeira do Brasil. A peregrinação teve início nas primeiras horas da manhã, saindo da Paróquia São João Batista e percorrendo aproximadamente quatro quilômetros pelas ruas da cidade até o santuário localizado no bairro Aparecida.
Considerado o maior evento religioso do Sul do país, a Romaria de Nossa Senhora Aparecida, que este ano traz o tema “Com a Mãe Aparecida, somos solidários na dor”, reuniu cerca de 80 mil romeiros. A fé dos devotos, que de pés descalços ou carregando oferendas à Santa durante a procissão guiada pelo caminhão do Corpo de Bombeiros, que no alto trazia a imagem da Padroeira, revela a mesma intenção entre os fiéis, de agradecimentos às bênçãos de Nossa Senhora Aparecida.
Devoto da Santa, o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Romildo Titon (PMDB), participou da caminhada de fé, como faz todos os anos. Segundo o parlamentar, a romaria representa a todos os catarinenses uma oportunidade de renovar a esperança através da fé depositada em Nossa Senhora Aparecida.
Representante da região no Parlamento catarinense, Titon destacou a importância do evento religioso, que há 37 anos atrai crianças, jovens, adultos e idosos de várias cidades. Em nome de Campos Novos, Titon destacou o carinho com que o município recebe os romeiros de diferentes localidades. “O povo que aqui se encontra reunido neste momento de devoção demonstra através do seu carinho a adoração pela Santa”, frisou.
A Romaria contou com a presença do prefeito de Campos Novos, Nelson Cruz, que falou sobre a tradição deste evento religioso. De acordo com Cruz, a cidade, a cada ano, prepara-se para receber os fiéis com muito amor. “Buscamos fazer o melhor para que as milhares pessoas que por aqui passam possam agradecer, pagar suas promessas e renovar sua fé”, afirmou. O deputado estadual Valdir Cobalchini (PMDB) e o deputado federal Jorginho Mello (PR) também participaram da romaria.
Missa
Durante todo o percurso, os peregrinos recitaram o rosário, rezaram e cantaram os cantos religiosos em adoração à Santa. Ao fim da procissão, os romeiros participaram de uma missa realizada no santuário pelo bispo dom Mário Marquez. Ao encerrar a missa, o religioso deu a bênção aos romeiros ressaltando, o quanto o santuário significa para a região onde estão concentrados muitos municípios do Meio Oeste e Oeste catarinense. “Temos aqui uma romaria estadual, onde milhares de devotos vêm em busca de suas graças. Além do santuário temos paróquias na cidade que trazem a padroeira como devota”.
Entre os romeiros, o agricultor José Batista, que há 15 anos participa da procissão com a família revelou emocionado o quanto a romaria representa em sua vida. “Nossa devoção a Nossa Senhora Aparecida sempre nos trouxe grande alegria. de todos os momentos difíceis que vivemos recorremos a ela e fomos atendidos”, afirmou.
Ainda no Santuário, ocorreu a adoração ao Santíssimo e a bênção com imposição das mãos, com o encerramento dos ritos previsto para o fim da tarde.
A romaria
Idealizada pelo Pároco da Paróquia São João Batista, padre João Granzotto, a Romaria acontece desde 12 de outubro de 1977. Com uma réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida trazida do Santuário Nacional, em Aparecida do Norte (SP), a procissão não parou mais de crescer desde então.
A primeira Romaria de Nossa Senhora Aparecida contou com apenas 150 pessoas, mas a fé reuniu inúmeros fiéis ao longo desses anos a maior romaria do sul do Brasil. Estima-se que neste domingo (12), mais de 70 mil pessoas tenham participado das celebrações.
Sala de Imprensa