Reunião nesta quarta (10) debate criação de comitê contra tráfico de pessoas
Os debates em torno da criação do Comitê de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em Santa Catarina prosseguem nesta quarta-feira (10), às 11 horas, em uma reunião no gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa. Vão participar do encontro o presidente do Parlamento estadual, deputado Romildo Titon (PMDB), a deputada Ana Paula Lima (PT), Neuza Dias (conselheira do Comitê Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas) e representantes do Ministério Publico, Tribunal de Justiça, Policia Federal, Secretária de Estado de Justiça e Cidadania e Secretaria de Estado de Segurança Pública.
Atualmente, Santa Catarina é um dos dez estados brasileiros que não possuem um comitê próprio para o enfrentamento ao tráfico de pessoas. No último dia 25, a deputada Ana Paula e a conselheira Neuza Dias pediram o apoio da Presidência da Assembleia para a implantação de um comitê estadual.
Não existem dados consolidados sobre o tráfico de pessoas em Santa Catarina, mas, segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), entre as vítimas dessa prática, 44% sofrem abuso sexual, 32% são utilizadas como mão de obra escrava e 25% sofrem a combinação dos dois tipos de violência.