Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/10/2012 - 19h55min

Resultados nas principais cidades surpreendem

Imprimir Enviar
Eleições 2012

Os resultados do primeiro turno das eleições municipais nas maiores cidades catarinenses não confirmaram algumas pesquisas eleitorais. De acordo com José Nazareno Vieira, o Zeno do Instituto Mapa, é muito difícil concluir o resultado apenas com as intenções de voto.
“Sempre é bom lembrar e computar a margem de erro, os percentuais de indecisos e dos que podem mudar o voto. As pesquisas são realizadas antes do dia da eleição e não consideram, por exemplo, as abstenções”, destaca Zeno, que neste ano acompanhou o resultado da apuração ao vivo, como convidado da TVAL.
De acordo com ele, a Justiça Eleitoral deixa o processo mais engessado. “No sentido coibir abusos, ela cumpre o seu papel, mas algumas restrições também tiram visibilidade da eleição, que perde atratividade ao eleitor. Isso pode ter inibido e distanciado o eleitor neste pleito”, avalia.

Joinville
No caso Joinville, Zeno lembra que os candidatos tinham visibilidade, força e nichos de atuação diferenciados. “Um na disputa pela reeleição, outro um destacado empresário, outro deputado e comunicador e ainda um ex-prefeito. Esta corrida era prevista como acirrada, equilibrada e deixou o eleitor em dúvidas: em torno de 25% dos eleitores entrevistados consideravam que podiam mudar seu voto há apenas uma semana”, lembra.

Blumenau
Já o resultado de Blumenau reforça uma informação importante na leitura de pesquisa eleitoral, que é o índice de rejeição. “Napoleão (PSDB) sempre esteve encostado, na margem de erro, no segundo colocado e apresentou o menor índice de rejeição, garantindo sua ida ao segundo turno”.

Na Capital
No caso de Florianópolis, Zeno destaca que Cesar Souza Junior (PSD) teve o maior tempo de televisão, um forte “time partidário”, com apoio de políticos importantes e ainda marketing de campanha estruturado com maior antecedência. Gean Loureiro (PMDB), com apoio de Dario Berger e estrutura de um grande partido como PMDB, teve curva ascendente nas últimas pesquisas realizadas, já se enquadrando, dentro da margem de erro, em condição de empate técnico com Angela Albino (PCdoB).
“Em função da expectativa anterior de uma disputa entre Cesar e Angela, a presença de Gean configura uma nova eleição no segundo turno”, afirma Zeno. (Tayana Oliveira)

Voltar