Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/10/2012 - 19h25min

Resultado em Balneário Rincão ainda não é oficial

Imprimir Enviar
Eleições 2012

A primeira eleição a prefeito do novo município de Balneário Rincão deu vitória inicial ao candidato Jairo Celoy Custodio, da coligação PMDB-PP, PDT, PPS e PSDB. O resultado, no entanto, não está oficializado porque o outro candidato a prefeito, ex-deputado Décio Góes, teve a candidatura questionada pela justiça eleitoral e aguarda decisão de recurso do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A decisão do TSE pode mudar o resultado, no caso de validar a candidatura de Décio, ou até deflagrar nova eleição no município catarinense se indeferir a sua candidatura. Isto porque o candidato hoje considerado vitorioso Jairo não obteve 50% mais um dos votos dos 9.803 eleitores do município.
Balneário Rincão, com seus 13 quilômetros de praia e seis lagoas de água doce, é conhecido por todo Sul do estado. Destino certo das famílias de Içara, Criciúma e região na temporada de verão, Balneário Rincão mantém-se calmo e quase esquecido no resto do ano. Já na temporada de verão, a população supera 150 mil habitantes.
O movimento de emancipação cresceu nasceu há duas décadas e culminou em 2003, com plebiscito popular que registrou 53,20% de aprovação dos habitantes. No mesmo ano, a Lei Estadual 12.668, de 03 de outubro, criou e limitou o novo município. No entanto, a emancipação foi impedida por uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, ajuizada pelo procurador-geral da República, que alegou falta de uma lei complementar regulamentando critérios para a criação de novos municípios no Brasil. Só em agosto de 2009, o Supremo Tribunal Federal arquivou a ação, garantindo assim realização das eleições no novo município em 2012. (Tayana Oliveira)

Voltar