Responsabilidade Social: Criciúma encerra ciclo de workshops
FOTO: Solon Soares/Agência AL
Criciúma, no Sul do estado, recebeu nesta sexta-feira (2) a última etapa dos workshops de Certificação de Responsabilidade Social – Uma Atitude de Valor Catarinense. Realizado no auditório da Faculdade Senac, o evento fez parte do ciclo de encontros desenvolvidos em diferentes regiões do estado, voltados para empresas e entidades interessadas em participar da 6ª edição do Prêmio de Certificação de Responsabilidade Social. O evento foi promovido pela Comissão Mista de Certificação de Responsabilidade Social.
À frente dos trabalhos desenvolvidos no workshop, a representante da comissão, Elisângela Schappo, explicou que além de qualificar representantes de empresas e de entidades sem fins lucrativos interessados em conquistar o reconhecimento por sua atuação socialmente responsável, a iniciativa ofereceu aos participantes a oportunidade de esclarecer dúvidas quanto à elaboração do balanço social e especialmente sobre o processo de preenchimento do formulário de inscrição. O balanço social é um dos principais documentos exigidos no ato da inscrição.
Para Elisangela, os workshops regionais tiveram um retorno positivo, pois muitas das empresas e entidades participantes tiveram contato com a Certificação de Responsabilidade Social pela primeira vez. Além de repassar os conceitos e os valores da responsabilidade socioambiental, desde a abordagem de aspectos práticos da inscrição das empresas e entidades, Elisangela destaca que o workshop promoveu a disseminação do prêmio de Responsabilidade Social, angariando novos participantes. “Percebemos ao longo deste evento itinerante o interesse pela certificação. Gente trazendo novas ideias, com bom engajamento, projetos e ações que possam servir de exemplo de responsabilidade social”, comenta.
Entidades Parcerias
Presente no encontro no último encontro, a Fecomércio-SC está entre as 15 entidades parceiras da Certificação de Responsabilidade Social. Representando a entidade, o gerente de planejamento, Renato Barcellos, pontuou a importância da certificação, que visa reconhecer e destacar as organizações e empresas que fazem a diferença em Santa Catarina, em especial na promoção do bem-estar da sociedade e na preservação ambiental. Segundo Barcellos, a capacitação é uma ferramenta para os participantes conhecerem melhor o edital de Certificado de Responsabilidade Social.
“A partir deste mecanismo, empresas ou entidades têm a oportunidade de participar do processo com a clareza da proposta. Uma empresa certificada passa a ser mais conhecida e vista com mais seriedade, uma vez que o cliente tem uma visão de que está fazendo negócios com uma empresa responsável no que tange à responsabilidade social”, disse.
Empresa certificada 2015
Contemplado com a certificação em 2015, o Sesc de Tubarão, representado pelo gerente Lindomar Saraiva, destacou que a certificação reforça a conscientização, estimulando a empresa e entidade a buscar cada vez mais projetos voltados para questão. Ele ressaltou que o Sesc foi contemplado com a certificação por meio do projeto de insumos, no qual todo o manejo de resíduos dos restaurantes do Sesc são coletados diariamente e levadas para a sede em Cacupé, em Florianópolis, para serem transformados em adubo. “Após esse processo, o adubo é distribuído a comunidades e empresas que têm dificuldade em ter acesso a um produto de qualidade”, destaca.
Histórico
Em 2015, 239 empresas e entidades participaram do processo e 94 receberam a certificação. Cinco empresas e duas entidades foram premiadas com o troféu. Em 2016, até o momento, já são aproximadamente 200 inscrições, que prosseguem abertas até o dia 12 de setembro e são feitas apenas no site da Assembleia Legislativa.
O Certificado de Responsabilidade Social é concedido anualmente a todas as entidades inscritas que cumpram os requisitos previstos no edital. As organizações que se destacam em cada uma das categorias previstas são premiadas com o Troféu Responsabilidade Social - Destaque SC (duas entidades com fins não econômicos e seis empresas que obtiverem os melhores desempenhos em responsabilidade socioambiental).
A responsabilidade de todo o processo de certificação e premiação dos troféus fica a cargo da Comissão Mista de Responsabilidade Social, composta por representantes da Alesc e das seguintes entidades:
- Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert)
- Associação de Diários do Interior (ADI)
- Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori)
- Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede)
- Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SC)
- Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina(Fampesc)
- Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc)
- Fundação do Meio Ambiente (Fatma)
- Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina (Fecomércio)
- Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc)
- Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom)
- Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina (OAB/SC)
- Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC)
- Observatório Social de São José (OSSJ)
- Serviço de Apoio às Pequenas e Micro Empresas de Santa Catarina (Sebrae)
Mais informações
Comissão de Assessoramento à Comissão Mista 2016: (048) 3221-2919.
E-mail: rsocial@alesc.sc.gov.br
Sala de Imprensa