Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/06/2022 - 09h57min

Representantes dos poderes doam sangue no dia 14 para incentivar a população

Imprimir Enviar
Pode doar quem tem entre 18 e 69 anos, pesa mais de 50kg e está em boas condições de saúde.
FOTO: Solon Soares/Agência AL

Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas e não prejudica a saúde do doador. Para promover este ato de solidariedade e aumentar os estoques de sangue nos hemocentros do Estado, no próximo dia 14 de junho, data em que se celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue, representantes dos três poderes e dos órgãos de controle de Santa Catarina reforçarão, na prática, a importância de fazer a doação.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina vai ser representada pelo 1º secretário da mesa diretora, deputado Ricardo Alba (União). A ação contará também com a presença do secretário de Estado da Saúde, Aldo Baptista Neto, como representante do Governo de Santa Catarina; do presidente em exercício do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador Altamiro de Oliveira; do presidente do Tribunal de Contas do Estado de SC, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior; e do procurador-geral de Justiça, Fernando da Silva Comin.

Para estimular a doação, as instituições contarão também com uma mobilização digital no Twitter e no Instagram por meio da promoção da hashtag #EuSouDoador.

Nos primeiros cinco meses de 2022, aproximadamente 60.531 pessoas se candidataram à doação de sangue em Santa Catarina. Destas, 50.100 efetivaram a doação. “Com as baixas temperaturas o estoque de sangue também cai, mas quem precisa de sangue não pode esperar a primavera chegar. O sangue é essencial o ano todo! Neste momento precisamos mais dos tipos A e O, positivo e negativo. A doação é um seguro de cidadania e solidariedade. No site do Hemosc estão as principais informações sobre os requisitos para a doação, locais e horários de atendimentos”, destaca Patrícia Carsten, diretora-geral do Hemosc.

Para ser um doador de sangue é preciso ter entre 18 e 69 anos (doadores de 16 e 17 anos de idade precisam de ter autorização formal e estar acompanhados dos pais e/ou responsável legal), ter mais de 50kg e estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados.

Os intervalos entre as doações devem ser de 90 dias para as mulheres, podendo realizar três em um ano; e de 60 dias para os homens, com quatro doações ao longo de 12 meses. A doação pode ser feita em hemocentros de todo o Estado. Os endereços e horários de atendimento estão disponíveis em www.hemosc.org.br.

(Com informações da Assessoria de Comunicação do TJSC)

Voltar