Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
01/04/2022 - 13h57min

Representação diplomática luxemburguesa realiza visita para reforçar laços com SC

Imprimir Enviar
Embaixador de Luxemburgo no Brasil, Carlo Krieger, e deputado Moacir Sopelsa
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina recepcionou na manhã desta sexta-feira (1º) uma comitiva diplomática do Grão-Ducado de Luxemburgo, liderada pelo embaixador do país, Carlo Krieger, e pela cônsul no estado, Karen Francesca Schwinden. O grupo foi recepcionado pelo presidente do Parlamento estadual, deputado Moacir Sopelsa (MDB), e pela deputada Dirce Heiderscheidt (MDB), que possui cidadania luxemburguesa.

Conforme Carlo Krieger, esta é a sua quinta vinda a Santa Catarina em um período de cinco anos e tem o objetivo de promover as relações culturais e econômicas com o estado, que possui uma grande população de descendentes de luxemburgueses. “Nós temos muitos laços, muitas potencialidades para o futuro. Estou aqui para parabenizar o presidente da Alesc, nossa cônsul honorária, a deputada Dirce, e todos os membros da comunidade luxemburguesa, os descendentes dos imigrantes, e buscar reforçar laços culturais e econômicos.”

Na ocasião, a deputada Dirce Heiderscheidt foi parabenizada pela iniciativa em propor a lei que instituiu o Dia Estadual do Grão-Ducado de Luxemburgo, celebrado em 23 de junho. A data é considerada a mais importante para os luxemburgueses, dia em que se comemora o aniversário do Grão-Duque.

De acordo com a cônsul Karen Francesca Schwinden, Santa Catarina concentra cerca de 40% dos pedidos de recuperação da cidadania luxemburguesa realizados no Brasil, o que equivale ao mesmo montante registrado em toda a América do Norte.

Somente no último ano, disse, foram 1.095 processos encaminhados. A região da Grande Florianópolis figura na liderança dos pedidos, sobretudo em Antônio Carlos, São Pedro de Alcântara, Angelina e Santo Amaro da Imperatriz, mas outros municípios do estado, como Luiz Alves e Itapiranga, também vêm apresentando requisições. “Foi uma surpresa muito grande para eles [autoridades do Grão-Ducado] saber que havia tantos descendentes de luxemburgueses no estado de Santa Catarina. Isso para Luxemburgo é muito importante, mas também para nós, pelo resgate do idioma e de valores culturais como a gastronomia e a dança.”

Ao final, o presidente da Alesc, deputado Moacir Sopelsa, agradeceu a vinda da comitiva diplomática e destacou a importância da aproximação de Santa Catarina com o país europeu. “É uma alegria, um prazer para o Parlamento receber o embaixador de Luxemburgo, o que possibilita estreitar esse relacionamento com o estado e firmar parcerias para que se possa melhorar ainda mais a vida da nossa gente, especialmente dos luxemburgueses que estão em Santa Catarina.”

 

Alexandre Back
Agência AL

Voltar