Reportagem especial mostra atuação legislativa em favor do turismo em SC
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL
A Agência AL estreia uma nova reportagem especial: “Leis fortalecem turismo na região Sul”. O repórter Alessandro Bonassoli e o fotógrafo Rodolfo Espínola viajaram até Imbituba e Laguna, com a missão de mostrar os resultados de duas leis que passaram pela Assembleia Legislativa: Lei 17.084 de 2017, que estabeleceu o Dia Estadual da Preservação do Boto Pescador, e a Lei 18.395 de 2022, que criou o Roteiro Turístico Caminhos da Baleia Franca.
O Dia Estadual da Preservação do Boto Pescador foi criado para conscientizar sobre a importância da preservação da espécie para o desenvolvimento cultural e econômico da região de Laguna. A pesca cooperativa também deu para cidade o título de “Capital Nacional dos Botos Pescadores” e lá os cetáceos são considerados patrimônio natural.
Já a lei que institui o Roteiro Turístico Caminhos da Baleia Franca foi proposta com a ideia de estimular a observação das baleias e seus filhotes por meio de trilhas, costões e até em praias da região, além de incentivar o turismo nos municípios de Imbituba, Garopaba e Laguna.
Propostas e aprovadas pelo Parlamento, ambas foram sancionadas pelo governo do Estado, beneficiando instituições ligadas à preservação do meio ambiente, empreendedores e à comunidade de municípios da região Sul catarinense.
Clique aqui para conferir a reportagem especial.