Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
20/02/2013 - 13h24min

Relatório de comissão aponta deficiências na estrutura de escolas

Imprimir Enviar
Deputada Luciane Carminatti (PT)

O anúncio de R$ 500 milhões destinados ao sistema de ensino em Santa Catarina durante o lançamento do Pacto pela Educação esta semana foi mencionado ontem (19) pela deputada Luciane Carminatti (PT).  Vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa, a parlamentar ressalta a importância de comemorar os investimentos na área, porém acredita que o valor do recurso deveria ser maior.

Com base no relatório de atividades da Comissão de Educação, que em 2012 visitou 65 escolas de diferentes regiões catarinenses, que constatou a precariedade nas unidades de ensino, Luciane salienta que a educação no estado precisa de mais recursos. Segundo ela, atualmente a rede estadual possui 1.088 escolas e o governo anunciou recursos para a reforma de 150 escolas. Luciane disse que a contratação de 1660 professores não supre a necessidade, sendo que a rede estadual tem em torno de 12 mil professores ACTs. Na ocasião, frisou também que a gestão democrática na escolha do diretor não pode ser confundida com eleição de diretores, pois nesse caso não haverá espaço democrático e sim apenas a troca de nomes.

Problemas detectados durante a visita às escolas
De acordo com a parlamentar, os principais problemas detectados durante as visitas da Comissão às unidades de ensino referem-se à parte elétrica, rachaduras nas paredes, infiltração e goteiras, além de piso solto e azulejos caindo.
Diante desta realidade, Luciane informou que um relatório detalhando a situação das escolas visitadas será entregue ao Ministério Público e à Secretaria de Estado da Educação cobrando providências. .“A situação que encontramos as escolas nos deixou apavorados, pois nos deparamos com estruturas sem nenhuma condição de segurança, oferecendo perigo eminente aos alunos”, relata.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar