Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
25/04/2024 - 10h46min

Reitor destaca os 65 anos da Uniplac na tribuna da Assembleia Legislativa

Imprimir Enviar
O reitor da Uniplac, Kaio do Amarante, ocupou a tribuna da Alesc na manhã desta quinta-feira (25)
FOTO: Solon Soares/Agência AL

A Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), de Lages, completa neste ano 65 anos de fundação. Para marcar a data, o reitor da instituição, Kaio do Amarante, ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta quinta-feira (25), a convite do deputado Marcius Machado (PL).

“É motivo de muito orgulho falar da Uniplac como um patrimônio da Serra catarinense no ensino, na pesquisa, na extensão, cultura e inovação”, disse Amarante.

Segundo o reitor, o embrião da universidade foi a criação, em 1959, da Associação Catarinense de Cultura (ACC). “A Uniplac é a instituição de ensino superior mais antiga de Santa Catarina, em termos de fundação”, destacou Amarante. “A Serra catarinense merecia algo diferente, precisava evoluir, por isso foi criada a Associação Catarinense de Cultura, que deu origem à universidade.”

Atualmente, a instituição mantém 26 cursos de graduação, três de mestrado e um de doutorado, além de cursos de especialização e atividades de extensão e pesquisa, que reúnem 4,2 mil alunos. Só neste ano, ingressaram 1,3 mil calouros, um recorde para a Uniplac.

“Nós temos uma gama completa de entregas à sociedade, cursos nas mais variadas áreas. Só na área da saúde, são 50 mil atendimentos para a comunidade ao ano”, disse. “Se de fato a Serra tem indicadores de destaque e conseguiu evoluir nesses indicadores é porque a Uniplac se fez presente, através de seus egressos e dos profissionais que ela atraiu.”

O deputado Marcius Machado, que é formado em Direito pela Uniplac, presidiu o diretório central acadêmico da universidade. “Tenho orgulho de ser filho da Uniplac”, afirmou. “Há 65 anos, homens e mulheres visionários acreditaram na educação de qualidade para desenvolver uma região tão carente. Hoje, há um legado de profissionais que transformaram a realidade da região.”

Os deputados Mário Motta (PSD) e Rodrigo Minotto (PDT) destacaram a importância da universidade para a região Serrana e para Santa Catarina.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar