Reinstalada frente parlamentar de apoio ao cooperativismo de SC
Com objetivo de apoiar um dos setores mais importantes da economia catarinense, foi reinstalada na tarde desta terça-feira (26) a Frente Parlamentar Cooperativista (Frencoop) da Assembleia Legislativa. No dia 10 de junho, os deputados que integram o grupo vão se reunir com dirigentes cooperativistas do estado para dar início às ações da frente.
Conforme o deputado José Milton Scheffer (PP), presidente da frente, a proposta é criar um ambiente permanente de apoio a um setor que é considerado estratégico para a economia de Santa Catarina. “O cooperativismo representa 11% do PIB do nosso estado e precisa de uma representação à altura de sua importância no Legislativo catarinense”, afirmou o parlamentar. “Vamos desenvolver ações ligadas à legislação estadual e de apoio político ao setor perante o governo estadual.”
Scheffer destacou que a frente vai se reunir separadamente com os vários segmentos do cooperativismo catarinenses para apurar quais são as demandas específicas de cada ramo. “Vamos trabalhar em parceria com o cooperativismo”, resumiu.
O deputado Mauro de Nadal (PMDB), que integra a frente, afirmou que as cooperativas têm um papel importante também na melhoria da qualidade de vida do homem do campo e no combate ao êxodo rural. “Além de gerar emprego, gerar renda, gerar impostos, o cooperativismo investe no aperfeiçoamento de seus cooperados”, disse.
Importância
De acordo com a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Osesc), são 253 cooperativas no estado, reunindo 1.755.585 famílias, com 52.157 colaboradores. No ano passado, o faturamento do setor chegou a R$ 23,301 bilhões, equivalente a 11% do Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina.
Ao todo são 12 ramos de atividade, entre os quais se destacam a agropecuária (que responde por 65% do setor), saúde, crédito, consumo, infraestrutura e transporte, responsáveis pelos resultados mais expressivos em 2014.
No ano passado, as receitas do setor cresceram 15,91%. Para 2015, a previsão de crescimento do faturamento é 12%. O número de associados, que cresceu 8% no ano passado, deve ser de 10% em 2015, conforme projeção da Ocesc. O patrimônio líquido das cooperativas catarinense atingiu R$ 8,138 bilhões em 2014, um crescimento de mais de 20% na comparação com ano anterior.
Deputados que integram a Frencoop-SC:
- José Milton Scheffer (PP) – presidente
- Cesar Valduga (PCdoB)
- Dalmo Claro (PMDB)
- Gabriel Ribeiro (PSD)
- Jean Kuhlmann (PSD)
- Mauro de Nadal (PMDB)
- Patrício Destro (PSB)
- Romildo Titon (PMDB)
- Padre Pedro Baldissera (PT)
Agência AL