Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 
Assistir
12:30

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/07/2015 - 18h23min

Regional de Taió reivindica ligação asfáltica com a BR-116

Imprimir Enviar
Vereador de Rio do Campo faz defesa da ligação com a BR-116. FOTO: Fábio Queiroz/Agência AL

A exemplo do que ocorreu nas demais SDRs do Médio e Alto Vale do Itajaí, a regional de Taió escolheu as obras viárias como prioridade para o Plano Plurianual (PPA) 2016-2019 e para a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2016, em audiência pública realizada na tarde desta quarta-feira (8), pela Assembleia Legislativa, na Câmara de Vereadores de Taió. A ação que levantou mais discussão entre os participantes da audiência foi a ligação dos municípios da regional à BR-116, ação reivindicada há tempos.

A proposta inicial apresentada pela SDR previa a ligação da regional até a BR-116, partindo de Vitor Meireles e chegando a Santa Terezinha. No entanto, prefeitos e vereadores que acompanhavam a audiência reclamaram que o ideal seria a ligação com a BR-116 na altura do município de Itaiópolis.

"Não é o trajeto que a comunidade escolheu, não está sendo respeitado o que a comunidade quer", alertou o prefeito de Rio do Campo, Rodrigo Preis. Segundo ele, a ligação com o Planalto Norte é importante para o escoamento da produção da região para o Norte do estado e para o Sul do Paraná.

"Precisamos ter uma ligação com o Planalto Norte, senão vamos continuar isolados", apelou o prefeito de Salete, Juares de Andrade. Os pedidos para a obra partiram também vereador Antonio Carlos Contezini, de Rio do Campo, e do ex-prefeito de Santa Terezinha Genir Junckes. "É uma obra que beneficia toda a SDR", disse.

O principal ponto de discórdia foi o traçado dessa ligação. De acordo com o deputado Aldo Schneider (PMDB), a realização dessa obra já foi decidida. "A decisão política já foi tomada. O traçado será decidido no momento em que for realizado o projeto da obra, de acordo também com os objetivos da comunidade", disse.

O prefeito de Salete também pediu a inclusão do asfaltamento da estrada entre Salete e Rio do Campo. Outra rodovia que entrou nas prioridades é a SC-350 entre Rio do Campo e Taió. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Regional de Taió, Tiago Maestri, a licitação para a realização do projeto dessa obra já tem uma empresa vencedora.

"Sair do papel"
Entre os participantes da audiência, houve vários pedidos para que as obras eleitas para o PPA seja, de fato, realizadas. A vereadora de Taió, Marliza Martins, pediu que as ações "não fiquem só no papel e que nós possamos nos unir para cobrar a realização dessas obras."

O secretário da SDR de Taió também ressaltou a importância das ações estarem no PPA. "As pessoas não dão importância para esse projeto, mais se uma obra não estiver nele, ela não acontece", disse. Os deputados Jean Kulhmann (PSD), João Amin (PP) e Neodi Saretta (PT) também reconheceram a necessidade do PPA. "Estar no PPA e no orçamento não é garantia de realização, mas se não estiver, é aí que nada vai ser feito mesmo", afirmou o petista.

Participaram da audiência o prefeito em exercício de Taió, Aristides Valentini, a prefeita de Mirim Doce, Maria Luiza Liebsch, além de vereadores das cidades da SDR de Taió e dos deputados Kennedy Nunes (PSD), Ana Paula Lima (PT), Maurício Eskudlark (PSD) e Dirceu Dresch (PT)

Prioridades da SDR de Taió:

Para o PPA 2016-2019 e LOA 2016

  • Finalizar o projeto executivo e realizar obras de pavimentação entre Vitor Meireles-Itaiópolis, passando por Santa Terezinha até a BR-116
  • Implantação do polo regional hospitalar de Taió com ênfase em obstetrícia
  • Revitalização da SC-114, trecho Taió-Salete

Para o PPA 2016-2019

  • Readequação da SC-425-Mirim Doce-BR-470
  • Recursos para manutenção e investimentos em hospitais da região
  • Ajuste do projeto e execução da obra de acesso entre Taió e Mirim Doce
  • Construção, reforma e ampliação de escolas
  • Instalação do quartel no município de Salete
  • Pavimentação asfáltica de Salete a Rio do Campo
  • Instalação de trevos, lombadas e sinalização  em rodovias estaduais
  • Instalação de quartel no município de Pouso Redondo
  • Realizar o projeto de executivo a pavimentação da estrada que liga Salete e Witmarsum
Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar