Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/08/2015 - 12h46min

Regional de Laguna priorizou obras rodoviárias no orçamento para 2016

Imprimir Enviar
Parlamentares na audiência do OR em Laguna FOTOS: Miriam Zomer/Agência AL

Os representantes dos municípios da região de Laguna incluíram no Orçamento de 2016 a pavimentação da SC-437, que liga Imaruí a Pescaria Brava, e da GRP-010, entre Garopaba e Paulo Lopes, assim como o recapeamento asfáltico do acesso Sul de Laguna. A decisão ocorreu durante audiência pública do Orçamento Regionalizado (OR), realizada na manhã desta quinta-feira (6) no plenário da Câmara de Vereadores de Laguna.

“Em um universo de 44 municípios, a situação social mais precária, o IDH mais baixo está em Imaruí”, descreveu o prefeito Manoel Viana, que defendeu a  pavimentação da SC-437 para potencializar o crescimento regional. “Foi uma  irresponsabilidade dos gestores dos últimos 60 anos não olharem para a infraestrutura de Imaruí e Pescaria Brava”, avaliou o prefeito, aludindo à mudança no trajeto da BR-101, que antes da construção da ponte sobre o canal de Cabeçudas passava pelas cidades de Imaruí e Pescaria Brava.

Lauri Machado, presidente da Associação de Moradores da Gamboa, pediu a ajuda dos deputados para agilizar a pavimentação da GR-010. “Quando chove não entra ônibus, não entra escolar, nem o caminhão de gás”, contou o morador. 

José Milton Scheffer (PP), que presidiu a audiência pública, lembrou os representantes dos municípios que há um compromisso entre os deputados e o governador Raimundo Colombo para a execução das ações do Orçamento Regionalizado. “Os parlamentares abrem mão das emendas para indicar as obras escolhidas pela comunidade.”

José Nei Ascari (PSD) observou que a inclusão de uma obra no orçamento não garante sua execução. “Mas é o início do processo”, declarou. “Estamos aqui para fortalecer o pedido de vocês”, completou Dirce Heiderscheidt (PMDB). Para Cleiton Salvaro (PSB), as audiências do OR são oportunidades para escutar as demandas das comunidades e fiscalizar as obras do governo nas regiões.

Prestigiaram a audiência pública do OR em Laguna os deputados Leonel Pavan (PSDB), 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa, Luiz Fernando Vampiro (PMDB), Manoel Mota (PMDB), Gean Loureiro (PMDB), Jean Leutprecht (PCdoB), Ricardo Guidi (PPS), Valmir Comin (PP), além da deputada Ada Lili Faraco de Luca, secretária de Estado da Justiça e Cidadania.

Também estavam presentes prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais e líderes comunitários dos municípios de Laguna, Imaruí, Imbituba, Garopaba, Pescaria Brava e Paulo Lopes.

Ações escolhidas para o Plano Plurianual 2016/2019

 

1.     Pavimentação da SC-437, Imaruí - Pescaria Brava

2.     Pavimentação da GRP-010, Paulo Lopes – Garopaba

3.     Recapeamento asfáltico da BR-101 ao centro da cidade Imbituba, acesso sul, Avenida Renato Ramos da Silva

4.     Acesso da BR-101 - Barbacena, praia do Mar Grosso, em Laguna

5.     Implantação da UTI com 10 leitos no Hospital Bom Jesus dos Passos, em Laguna

6.     Reforma das unidades de saúde de Laguna, Paulo Lopes e Imaruí

7.     Construção de quartel do Corpo de Bombeiro Militar, em Laguna

8.     Pavimentação do acesso às praias do Sol e do Gi, em Laguna

9.     Construção do quartel da Polícia Militar de Imbituba

10. Construção de abrigo de mulheres em Laguna

11. Desassoreamento dos canais de lagoas e rios do Complexo Lagunar

12. Construção do quartel da PM de Laguna

Vítor Santos
Agência AL

Voltar