Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
29/05/2013 - 13h08min

Infraestrutura viária e esgotamento sanitário foram as escolhas da Regional de Curitibanos

Imprimir Enviar

A pavimentação da rodovia Ulysses Gaboardi, que liga a BR 116 ao campus da UFSC e a revitalização da SC-120, entre Lebon Régis e a BR-470, estão entre as prioridades da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Curitibanos para o orçamento estadual do próximo ano. Os representantes dos cinco municípios que compõem a regional citaram ainda a implantação de uma rede de esgoto entre as principais demandas locais.

A definição aconteceu na noite desta terça-feira (28), em audiência pública do Orçamento Regionalizado realizada na câmara de vereadores de Curitibanos. O evento foi promovido pela Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Finanças e Tributação e da Coordenadoria do Orçamento Estadual. As escolhas regionais contribuirão para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2013 e Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício 2014.

Escolhas regionais são priorizadas no Parlamento estadual
O deputado Gilmar Knaesel (PSDB), que presidiu o encontro, destacou a boa presença do público. Em 2012, disse, apenas oito pessoas compareceram à audiência, número que neste ano chegou a 67.

O deputado Marcos Vieira (PSDB) atribuiu o aumento na participação à maior regionalização do evento. Após colher as demandas de cada regional, disse Marcos Vieira, cabe aos parlamentares “revisar, emendar e aprovar” o orçamento estadual, para que as obras e serviços escolhidos sejam efetivamente incluídos na programação do governo.

O deputado Neodi Saretta (PT) observou que “a definição de prioridades nas audiências dá força e argumentos aos deputados para exigir a concretização das obras”.

Já Dirceu Dresch, também do PT, destacou que há no Parlamento estadual um consenso entre todos os deputados para que sejam respeitadas as emendas do Orçamento Regionalizado. “Discutir o orçamento de maneira regionalizada é contribuir por um desenvolvimento mais igualitário de Santa Catarina”.

Demanda por obras viárias
Ao priorizar duas obras viárias entre as três escolhas a que tem direito na composição do orçamento estadual do próximo ano, a SDR de Curitibanos segue uma tendência entre as regionais catarinenses, disse o deputado Reno Caramori (PP), que preside a Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa.

O prefeito de Curitibanos, José Antônio Guidi, o Dudão, (PMDB), ressaltou que somente unidas as lideranças locais  poderão ver concretizadas as obras necessárias a todos os municípios da regional, que engloba ainda Frei Rogério, Ponte Alta do Norte, Santa Cecília e São Cristóvão do Sul.

A presidente da câmara municipal de Curitibanos, vereadora Vilma Fontana (PMDB), afirmou que as audiências públicas do Orçamento Regionalizado são uma oportunidade para que a população seja ouvida por seus representantes.
Para o secretário da SDR de Curitibanos, Roque Stanguerlin,  a importância do momento foi compreendida por todos, o que refletiu no bom comparecimento ao evento pela população e lideranças locais.
 

Alexandre Back
Agência AL

Voltar