Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/07/2016 - 23h19min

Regional de Araranguá elege infraestrutura como prioridade no orçamento

Imprimir Enviar
Regional de Araranguá priorizou investimentos em infraestrutura

O ciclo de audiências públicas do Orçamento Regionalizado (OR) no Sul do estado teve início nesta quinta-feira (7) por Araranguá. A reunião aconteceu no salão do Hotel Becker e contou com a participação de mais de uma centena de moradores da área de abrangência da regional, além de políticos e representantes da sociedade civil organizada. Na ocasião, os participantes destacaram para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) três prioridades voltadas à infraestrutura da região.

As audiências estão sendo realizadas nas 36 sedes das Agências de Desenvolvimento Regional (ADR). As três prioridades são selecionadas entre as 12 que cada regional elencou para o Plano Plurianual (PPA) 2016/2019. As indicações devem ser incluídas pelo governo do Estado na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2017.

Entre as ações selecionadas por voto popular na região, apenas uma já estava prevista na LOA deste ano, a pavimentação e terraplenagem do acesso sul para o Balneário Arroio do Silva. A prioridade, reapresentada pelo prefeito do município, Evandro Scaini, é um pleito antigo da comunidade local, mas sua efetiva viabilização ainda é vista com desconfiança pelo prefeito. “Não vamos sair daqui com toda essa empolgação, pois participo há dez anos das reuniões do Orçamento Regionalizado e há oito estamos brigando pelo acesso sul. O que está sendo investido nas obras são recursos do Fundo de Apoio aos Municípios [Fundam].”

As duas outras prioridades elencadas são a pavimentação dos trechos entre Maracajá e Balneário das Ilhas; e entre Jacinto Machado e Praia Grande, na SC-108. O deputado José Milton Scheffer (PP) afirmou que a priorização de obras na área de infraestrutura é uma tendência que decorre da atual metodologia do orçamento. “Estas obras acabam tendo um apelo maior. Acredito que no futuro, com a nova metodologia do orçamento impositivo, as obras de educação, saúde e segurança também serão elencadas pelas regiões.”

Scheffer lembrou que a região tem um potencial agrícola e turístico muito grande. “Entre 90 quilômetros nós temos a serra e o litoral e uma carência enorme em termos de infraestrutura que reflete na realidade, em que pesem também as prioridades sociais, mas as comunidades que se mobilizaram alcançaram seus objetivos.”

Para o deputado Manoel Mota (PMDB), este é um momento importante para que estes pleitos sejam discutidos. “Nós vamos lutar para incluir no orçamento e para termos estas obras executadas. Esta é uma luta dos oito deputados representantes do Sul do estado, e no que for melhor para o Sul nós estaremos todos juntos. Esta é a razão maior de estarmos aqui.”

A região Sul tem uma bancada que alcança 22,5% de representação no Parlamento estadual. Também participaram da audiência os deputados Valmir Comin (PP), José Nei Alberton Ascari (PSD), Luiz Fernando Vampiro (PMDB), Marcos Vieira (PSDB) e Ricardo Guidi (PSD).

Prioridades elencadas

Regional de Araranguá (Morro Grande, Timbé do Sul, Meleiro, Maracajá, Turvo, Araranguá, Ermo, Jacinto Machado, Sombrio, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Santa Rosa do Sul, Praia Grande, São João do Sul, Passo de Torres)
1 - Pavimentação e terraplanagem do trecho entre Maracajá e Balneário de Ilhas
2 - Pavimentação da SC-108 no trecho entre Jacinto Machado e Praia Grande
3 - Pavimentação e terraplanagem do acesso sul ao Balneário Arroio do Silva

Giovanni Kalabaide
Agência AL

Voltar