12/06/2012 - 14h40min
Regionais de Tubarão, Laguna e Braço do Norte elegem ações para o orçamento de 2013
Obras em infraestrutura rodoviária, construção de aeroporto e infraestrutura para eventos foram as principais demandas levantadas pelas Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) de Braço do Norte, Laguna e Tubarão, na edição do Orçamento Regionalizado deste ano.
A segunda audiência do dia contemplou mais uma parte da região sul do estado e ocorreu na noite desta segunda-feira (11), no Salão Nobre da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), em Tubarão. As ações elencadas pelas regionais contribuirão para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2012 e Lei Orçamentária Anual (LOA) 2013.
O evento, presidido pelo deputado Valmir Comin (PP), é uma promoção da Assembleia Legislativa, por meio da Comissão Coordenadora do Orçamento Regionalizado, Comissão de Finanças e Tributação e Coordenadoria do Orçamento Estadual.
Participando da elaboração do orçamento
Parlamentares com representação nas três regionais destacaram a importância da realização das audiências públicas como instrumento de participação da sociedade na composição do orçamento estadual.
O deputado Manoel Mota (PMDB), membro da Comissão de Finanças e Tributação, destacou que as prioridades colocadas pela população estão sendo, em sua maioria, acatadas pelo governo na composição da peça orçamentária de 2012. \"Vamos lutar para que cada vez mais as questões levantadas pela sociedade sejam acatadas pelo Executivo estadual. A construção do aeroporto de Jaguaruna, a finalização da BR-101, trecho Sul, e a ampliação do Porto de Imbituba já estão ganhas e constam como prioridade\", afirmou.
O trabalho do governo do estado em cumprir as prioridades dos municípios foi lembrado pelo deputado Dóia Guglielmi (PSDB). Ele ressaltou o orçamento conseguido para as obras no Hospital de Tubarão que atendem grande parte da população da região e reafirmou sua preocupação com os investimentos em saúde. Relembrou, também, a reivindicação feita pela manhã, na audiência realizada em Criciúma, da necessidade de centros de recuperação de dependentes químicos.
José Nei Ascari (PSD) destacou a importância de ouvir as lideranças da região e da quebra de barreiras para atender todos os projetos elencados como prioritários. “As audiências do orçamento regionalizado estão cada vez mais contribuindo para a ampliação de conquistas no estado”.
Representante da região de Tubarão, o anfitrião, deputado Joares Ponticelli (PP), refletiu sobre o momento extremamente perigoso com a concentração da renda em Brasília. “Estamos vivendo esta questão de maneira mais intensa na área da saúde. Ao invés de entrarmos na disputa fiscal, precisamos ser competentes para buscar investimento de maneira responsável. Estamos recuperando a credibilidade das audiências do orçamento regionalizado, e vemos isto com a presença das lideranças”.
Necessidades das Regionais
O secretário de Desenvolvimento Regional de Braço do Norte, Gelson Luiz Padilha, afirmou que em todas as reuniões do orçamento há a oportunidade de discutir sobre as maiores necessidades da região. “As Secretarias de Desenvolvimento Regional e as entidades empresariais e sindicais nos fortalecem nas nossas reivindicações. Duas de nossas três ações eleitas no ano passado estão sendo executadas. Esta é uma oportunidade de ver nossas necessidades atendidas. Este ano temos como prioridade a pavimentação de estradas”.
Entre as necessidades elencadas pelo secretário de Desenvolvimento Regional Interino de Laguna, Antônio dos Santos, estão a pavimentação de estradas e a construção de uma arena multiuso em Imbituba com o objetivo de desenvolver a infraestrutura de eventos e turismo.
Haroldo de Oliveira Silva, secretário de Desenvolvimento Regional de Tubarão, definiu as audiências como fortalecedoras do governo e da Assembleia Legislativa, pela veracidade e responsabilidade com que tratam os pedidos dos municípios. As principais reivindicações desta SDR são a construção do aeroporto de Jaguaruna, a pavimentação de estradas e a construção de uma ponte.
Jaime Wensing, prefeito de Armazém, representou os demais prefeitos da região, durante a audiência. Estiveram presentes, também, Adilson Silvestre, presidente da Associação Empresarial de Imbituba; Jordão Walter Santana, vereador, presidente da Câmara de Braço do Norte; Célio Antônio, prefeito de Laguna, e Pedro de Souza, diretor geral da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Tubarão. (Michelle Dias)
Prioridades da regional de Braço do Norte (Armazém, Grão Pará, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima, São Ludgero, São Martinho)
1 – Expansão da Udesc para o município de Braço do Norte.
2 – Pavimentação da SC-431, trecho São Martinho – São Bonifácio.
3 – Pavimentação da SC-108, trecho Santa Rosa de Lima - Anitápolis.
Prioridades da regional de Tubarão (Capivari de Baixo, Gravatal, Jaguaruna, Pedras Grandes, Sangão e Treze de Maio)
1 – Construção de ponte ligando Capivari de Baixo - Tubarão.
2 – Pavimentação e estadualização da estrada ligando Morro Grande – Sangão à praia de Campo Bom, em Jaguaruna.
3 – Construção do aeroporto de Jaguaruna, terraplanagem e pavimentação do trecho que vai do aeroporto à sede deste município.
Prioridades da regional de Laguna (Garopaba, Imaruí, Imbituba, Paulo Lopes)
1 – Pavimentação do trecho Paulo Lopes – Garopaba, via Siriú.
2 – Pavimentação da SC-437/432, trecho da BR-101, entre Pescaria Brava e Imaruí.
3 – Construção de arena multiuso para Imbituba. SDR Laguna.